Início » O que ainda pode avançar no Congresso em 2020 – Análise Arko
PolíticaUrgente

O que ainda pode avançar no Congresso em 2020 – Análise Arko

A+A-
Reset

Nesta semana que antecede o primeiro turno das eleições municipais, a ser realizado no dia 15, o Congresso não terá votações. E é pouco provável que haja qualquer deliberação antes de dezembro. No momento, os pleitos se encaminham para decisão no segundo turno em 20 capitais, o que ocorrerá no dia 29 de novembro. Outras grandes cidades também não devem decidir a eleição no primeiro turno. O grande número de municípios com segundo turno deve inviabilizar votações no Congresso até o desfecho das disputas.

Dessa forma, resta apenas o mês de dezembro para alguma evolução na pauta de reformas e de outras matérias prioritárias até o fim do ano. A esperança é que ocorra uma convocação extraordinária do Congresso em janeiro. Some-se à exiguidade do tempo a crise de relacionamento na Câmara entre o “centrão” e o grupo do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), o que tem impedido qualquer votação na Casa.

Diante desse cenário, torna-se difícil a conclusão de propostas de reformas constitucionais. A complexidade dos temas e o rito de tramitação mais extenso dificultam a construção de acordos que possam acelerar o andamento. No limite, vemos a possibilidade de aprovação da PEC Emergencial no Senado. Outras matérias constitucionais, como a PEC do Pacto Federativo e a Reforma Administrativa, só devem começar a andar a partir do próximo ano.

Já no campo infraconstitucional, devido ao procedimento simplificado que contempla expedientes sumários aos projetos de lei, há maior viabilidade de avanços significativos. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é um dos projetos que podem ser aprovados este ano. É provável que a LDO não espere pela instalação da Comissão de Orçamento e seja submetida diretamente ao plenário em sessão conjunta.

O novo marco legal do mercado de gás natural e a atualização da Lei de Recuperação Judicial e Falências são matérias que podem ser votadas em breve no Senado. Ambas devem sofrer alterações e retornar à Câmara para análise final. Caso a crise na Casa esteja debelada, será possível concluir rapidamente as matérias.

Já os projetos relacionados ao Banco Central (autonomia da instituição e autorização para depósitos voluntários) devem ficar para o próximo ano, segundo o deputado Rodrigo Maia. Contudo, pode haver uma mudança de postura e eles serem aprovados nessa reta final.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais