Início » Seis capitais podem eleger prefeitos no primeiro turno – Análise Arko

Seis capitais podem eleger prefeitos no primeiro turno – Análise Arko

A+A-
Reset
NotíciasPolíticaUrgente

No próximo domingo (15), acontece o primeiro turno das eleições municipais para vereador e prefeito. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum dos candidatos conquiste 50% mais um dos votos válidos, haverá segundo turno (29). Dos 5.570 municípios existentes no país, 95 têm mais de 200 mil eleitores.

Esta é, portanto, a última semana de campanha e de propaganda eleitoral com vistas ao primeiro turno. De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda será encerrada na quinta-feira (12).

Entre as capitais, a expectativa é de que a eleição seja definida já em primeiro turno em: Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Natal e Salvador.

Nota-se uma grande força dos prefeitos que buscam a reeleição nas capitais que devem se definir no próximo domingo (15), já que em cinco das seis cidades quem deve vencer são os atuais prefeitos que tentam a reeleição.

Mesmo em Salvador, onde o prefeito ACM Neto (DEM) não tenta a reeleição, quem lidera é o seu candidato, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM).

O destaque nessas capitais é Belo Horizonte, onde o prefeito Alexandre Kalil (PSD), se confirmadas as projeções das pesquisas, deve conquistar um novo mandato com cerca de 70% dos votos válidos, provavelmente a votação mais expressiva do país.

Mesmo estando distante o pleito de 2022, a força eleitoral de Kalil deve cacifá-lo para disputar o governo de Minas Gerais contra o governador Romeu Zema (Novo).

Outro destaque nas capitais que devem se definir em primeiro turno é o desempenho do DEM na Região Sul. O partido deve vencer em duas das três capitais sulistas: Curitiba e Florianópolis.

A tendência é que o DEM saia bastante fortalecido deste pleito. Além das prováveis vitórias em Curitiba, Florianópolis e Salvador, o partido é o favorito para conquistar a prefeitura do Rio de Janeiro.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

 

 

 

Análise ArkoArko AdviceEleiçõesEleições 2020Eleições Municipais

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais