Início » Se chegar ao segundo turno, Martha Rocha ameaça liderança de Eduardo Paes – Análise Arko
NotíciasPolítica

Se chegar ao segundo turno, Martha Rocha ameaça liderança de Eduardo Paes – Análise Arko

A+A-
Reset

Como mostram as pesquisas eleitorais mais recentes, Eduardo Paes (DEM) lidera a corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com 31% das intenções de voto. Apesar da larga distância entre ele e os segundos colocados, a diferença não garante ao ex-prefeito uma vitória no primeiro turno. O segundo lugar é disputado pelo atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que tem 15% das intenções de voto, e a deputada estadual Martha Rocha (PDT), que tem 13% – tecnicamente empatados. Os dados são da pesquisa Datafolha.

Contudo, apesar da disputa muito apertada, o clima político desfavorece Crivella no segundo turno, pontua o analista político da Arko Advice, Carlos Eduardo Borenstein. “Caso enfrente Crivella, que segundo o último Datafolha é rejeitado por 57% dos eleitores, Eduardo Paes deve confirmar o favoritismo no segundo turno”, afirma.

Já Martha Rocha pode acabar atraindo o voto de outros candidatos que podem ser eliminados no primeiro turno. “Outro aspecto que não deve ser descartado é a possibilidade do eleitor de esquerda, principalmente quem hoje declara voto na ex-governadora Benedita da Silva (PT) e na deputada estadual Renata Souza (PSOL), lançar mão do chamado voto útil para levar Martha Rocha ao segundo turno”, destaca Borenstein.


Veja a análise completa na entrevista:

No Rio, Eduardo Paes lidera as pesquisas. Esse favoritismo deve se manter no segundo turno?

Eduardo Paes (DEM) deixou a Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), em 2017, bem avaliado. A administração mal avaliada do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), o que coloca naturalmente Paes como um player muito competitivo. Caso enfrente Crivella, que segundo o último Datafolha é rejeitado por 57% dos eleitores, Eduardo Paes deve confirmar o favoritismo no segundo turno. No entanto, caso Paes tenha que enfrentar a deputada estadual Delegada Martha Rocha (PDT), a disputa ficará em aberto no segundo turno. Mesmo que o fato de ter sido um bom gestor jogue a favor de Paes, principalmente após o fracasso do governo Wilson Witzel (PSC), que se elegeu na onda a “anti-política”, Martha Rocha é a novidade da eleição e pode surpreender se chegar ao segundo turno.

O apoio de Bolsonaro deve ter impacto no resultado?

Poderá ser importante para Marcelo Crivella. Como o presidente Jair Bolsonaro tem o apoio de cerca de 1/3 do eleitorado fluminense, ele poderá contribuir para levar Crivella ao segundo turno. No entanto, como a rejeição do presidente gira em torno de 40%, há limites para esse apoio. Assim, se por um lado, o presidente pode ajudar a levar parte do voto bolsonarista para o candidato que apoia — Marcelo Crivella — também pode atrair a rejeição de seu governo para o prefeito.

Quem teria mais chances em um segundo turno: Crivella ou Martha Rocha?

A disputa está tão equilibrada que é difícil cravar um favorito. Marcelo Crivella tem a seu favor a fidelidade do eleitorado evangélico e a penetração junto ao eleitorado de baixa renda, principalmente entre quem possui renda mensal de até dois salários mínimos. Ao mesmo tempo, Crivella é muito mais rejeitado que Martha Rocha (57% contra 11% segundo o último Datafolha), o que pode beneficiar a candidata do PDT. Outro aspecto que não deve ser descartado é a possibilidade do eleitor de esquerda, principalmente quem hoje declara voto na ex-governadora Benedita da Silva (PT) e na deputada estadual Renata Souza (PSOL), lançar mão do chamado voto útil para levar Martha Rocha ao segundo turno.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais