Início » A reaproximação entre Lula e Ciro não garante aliança em 2022 – Análise Arko
Política

A reaproximação entre Lula e Ciro não garante aliança em 2022 – Análise Arko

A+A-
Reset

Em meio à divisão das esquerdas na grande maioria das capitais, o ex-presidente Lula (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) selaram uma reaproximação. Embora setores da esquerda passem a especular sobre uma eventual aliança entre PT e PDT para as eleições presidenciais de 2022, há uma série de obstáculos a serem superados para que isso se concretize.

A composição Lula/Ciro passou a ser ventilada após o marqueteiro João Santana – responsável pela reeleição de Lula em 2006 e pela eleição e reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2010 e 2014 – defender que uma chapa tendo Ciro Gomes como candidato ao Palácio do Planalto com Lula de vice seria “imbatível em 2022”.

Por enquanto, o tema é precipitado. Primeiro, porque Lula está enquadrado na Lei do Ficha Limpa. Segundo, porque, até 2022, a reaproximação entre eles poderá naufragar, conforme se deu em 2018. Mesmo que PT e PDT estejam juntos na disputa pela sucessão do presidente Jair Bolsonaro, a sonhada união das esquerdas ainda é uma engenharia política complexa.

Vale lembrar que, além de Ciro e Lula, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), assim como o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), estarão na bolsa de apostas como presidenciáveis. E que o PSOL deverá ter candidatura própria em 2022.

Outro aspecto é que a reaproximação entre Lula e Ciro enfrenta obstáculos internos. Na última quinta-feira (29), por exemplo, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, cobrou um pedido de desculpas por parte de Ciro ao ex-presidente devido aos ataques que vinham sendo feitos a Lula desde as eleições de 2018.

É possível que o entendimento entre Lula e Ciro tenha como foco o segundo turno das eleições municipais em algumas capitais. O PDT, por exemplo, tem interesse no apoio do PT em Fortaleza, onde José Sarto (PDT) disputa com Luizianne Lins (PT) quem chegará ao segundo turno contra o Capitão Wagner (PROS). E no Rio de Janeiro, onde Martha Rocha (PDT), caso chegue ao segundo turno, dependerá de uma união das esquerdas para fazer frente a Eduardo Paes (DEM). Já em Porto Alegre, o PT, que apoia Manuela D’ Ávila (PCdoB), busca o apoio do PDT no segundo turno.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

 

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais