Início » Governo pode questionar no STF a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos

Governo pode questionar no STF a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos

A+A-
Reset
EconomiaPolíticaUrgente

Embora tenha concordado em liberar os partidos da base aliada a votar pela derrubada do veto 26/20 – e o fez porque não tinha força política suficiente para mantê-lo – o governo planeja questionar no STF a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos até 2021. O desconto na tributação terminaria no final deste ano.

Para questionar a decisão do Congresso, o governo afirma que não há previsão de compensação das receitas que a União deixará de arrecadar ao longo do próximo ano, quando a desoneração já não estaria em vigor.

Segundo o Planalto, não há alternativa senão judicializar a questão, já que o governo corre o risco de infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal. E, se não tomar essa atitude, o TCU poderá questionar a medida. O governo já começou a reunir precedentes para o caso. E a avaliação inicial é que são boas as chances de haver reversão no STF.

Veto derrubado pelo Congresso

O veto da desoneração da folha de pagamentos foi derrubado nesta quarta-feira (4) pelo Congresso Nacional, inclusive com votos do Centrão, que vinha agindo nos últimos meses como a base aliada de Bolsonaro.

A votação teve grande margem de aprovação. 430 deputados votaram pela derrubada do veto e 33 votaram pela manutenção. Eram necessários 257 votos para derrubar o veto. No Senado, a derrubada foi quase unânime: 64 senadores votaram pela derrubada do veto e 2 pela manutenção. Eram necessários 41 votos.

A decisão do Parlamento foi comemorada pelo setor empresarial, que vê a possiblidade de demissões em massa caso não haja desoneração da folha de pagamentos em 2021.

 

DesoneraçãoDesoneração da folha de pagamentos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais