Início » Análise dos vetos pode ser adiada novamente – Arko Análise

Análise dos vetos pode ser adiada novamente – Arko Análise

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

O Congresso se reúne, na quarta-feira (4), para analisar vetos presidenciais. Entre os mais importantes está o que trata do marco do saneamento e o que se refere à prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia até 31 de dezembro de 2021.

Com relação ao marco do saneamento, a expectativa do Ministério do Desenvolvimento Regional é que o veto seja mantido. Decreto que será editado em breve sobre a regulamentação da lei está sendo negociado e, dessa forma, deve manter os vetos do presidente. Apesar do risco, o governo está confiante.

Com relação à desoneração da folha, o risco de derrota para o governo continua alto. O custo para as contas públicas, de acordo com o Ministério da Economia, é de R$ 10 bilhões. O maior obstáculo para que os vetos sejam analisados é o quórum. O governo tem trabalhado de forma sistemática para adiar a votação. A chance hoje de haver novo adiamento é da ordem de 60%.

“A nossa avaliação é que essa sessão de vetos deve ser adiada. Se eventualmente acontecer, o que é improvável, a tendência é que o veto da desoneração seja derrubado”, avaliou Cristiano Noronha, analista político da Arko Advice no programa Politica Brasileira desta segunda (2).


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

 

Análise ArkoArko AdviceCongresso NacionalVetos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais