Início » Bolsonaro entra nas eleições municipais – Análise Arko
Notícias

Bolsonaro entra nas eleições municipais – Análise Arko

A+A-
Reset

Durante sua live semanal no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro se posicionou nas eleições municipais em três capitais importantes – São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre –, selando sua entrada na reta final das campanhas.

Em São Paulo, Bolsonaro declarou sobre o candidato à prefeitura Celso Russomanno (Republicanos) que o conhece “há muito tempo, foi deputado comigo. Eu sou capitão do Exército e ele é tenente da Aeronáutica. Celso Russomanno é a minha pedida para a cidade”.

No Rio de Janeiro, o presidente disse que está com Marcelo Crivella (Republicanos): “Conheço ele há muito tempo. Foi deputado federal comigo, depois senador, prefeito. Foi tenente do Exército. Estou pedindo voto aqui pela administração lá no Rio de Janeiro.” Sobre a capital fluminense, chamou ainda a atenção Bolsonaro afirmar que Eduardo Paes (DEM) é “um bom administrador”. A declaração, combinada com críticas à candidata Martha Rocha (PDT), que disputa com Crivella um lugar no segundo turno, pode ser uma sinalização de um eventual apoio do presidente a Eduardo Paes, caso Crivella não chegue lá.

Em Porto Alegre, Bolsonaro não pediu votos para nenhum candidato. Mas fez ataques a Manuela D’Ávila (PCdoB), que hoje lidera com folga as pesquisas de intenção de voto na capital gaúcha. “Uma candidata do PCdoB está lá frente. Pensa nas consequências. Veja o que esse partido defende, os problemas que cria para a família tradicional brasileira.” Vale registrar que as críticas de Bolsonaro ao PCdoB ocorreram após uma semana em que o presidente e o governador do Maranhão, Flávio Dino, também do PCdoB, travaram uma série de embates.

Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, o presidente abriu seu voto em Belo Horizonte, onde apoiará Bruno Engler (PRTB). Em Manaus, dará respaldo ao Coronel Menezes (Patriota). Já em Santos (SP), o candidato de Bolsonaro é Ivan Sartori (PSD).

O maior envolvimento de Bolsonaro deverá ocorrer nas disputas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Especula-se que Bolsonaro poderá gravar vídeos para as campanhas de Russomanno e Crivella. Trata-se de um movimento arriscado, pois os dois candidatos podem não chegar ao segundo turno. O presidente, porém, já está associado às duas campanhas. Assim, ao apoiá-las com mais intensidade na reta final poderá, sim, dar um “empurrão” para que pelo menos um deles chegue ao segundo turno.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais