Início » Aracaju: Edvaldo deve manter liderança no segundo turno – Análise Arko

Aracaju: Edvaldo deve manter liderança no segundo turno – Análise Arko

A+A-
Reset
Notícias

Aracaju (SE) é uma das capitais onde o cenário eleitoral parece já ter se estabilizado em torno de um candidato favorito. O atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) é um daqueles que acabaram tendo aumento de popularidade durante a pandemia. “Pesa ainda em favor de Edvaldo a parceria com o governador do Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), que também é bem avaliado”, explica o analista político da Arko Advice, Carlos Eduardo Borenstein.

Edvaldo tem 34% das intenções de voto. Em segundo lugar está a Delegada Danielle (Cidadania), com 19% de votos.

“Edvaldo Nogueira é o favorito. Mesmo que uma disputa com a Delegada Danielle seja mais difícil, o prefeito é o favorito”, analisa Borenstein.


Veja a análise completa na entrevista:

Quem são os candidatos com mais força em Aracaju? Quem deve estar no segundo turno?

O candidato mais competitivo é o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que concorre à reeleição. Seus principais adversários são a Delegada Danielle (Cidadania) e Rodrigo Cunha (PTB)

Você acha que o cenário já está estável ou pode haver alguma mudança?

Com uma gestão bem avaliada – de acordo com o Ibope, o índice ótimo/bom da atual gestão é de 40%, a tendência é que Edvaldo esteja no segundo turno. Danielle e Rodrigo disputam a outra vaga disponível no segundo turno.

No segundo turno, quem ganha força?

Edvaldo Nogueira é o favorito. Mesmo que uma disputa com a Delegada Danielle seja mais difícil, o prefeito é o favorito. Segundo o Ibope, Edvaldo tem 15 pontos percentuais de vantagem sobre a segunda colocada (34% a 19%) no cenário estímulo, que é a Delegada Danielle. No cenário espontâneo, a vantagem é mais elevada: 20 pontos (32% contra 12%).

Em Aracaju vimos o surgimento de muitos candidatos ligados à pauta da segurança pública. Esse assunto pode ser decisivo por lá?

Terá uma importância, mas não será o tema principal. Devido a pandemia do coronavírus, a grande pauta da agenda da eleição é a saúde. O número alto de candidatos ligados a segurança pública é um fenômeno que vem desde as eleições de 2018, quando nomes ligados às polícias estão ingressando na política.

O que explica essa liderança do Edvaldo?

A boa avaliação de sua administração favorece o prefeito que é a expressão da continuidade desse trabalho bem avaliado pelo eleitorado de Aracajú. Pesa ainda em favor de Edvaldo a parceria com o governador do Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), que também é bem avaliado.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Análise ArkoArko Advice

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais