Aracaju (SE) é uma das capitais onde o cenário eleitoral parece já ter se estabilizado em torno de um candidato favorito. O atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) é um daqueles que acabaram tendo aumento de popularidade durante a pandemia. “Pesa ainda em favor de Edvaldo a parceria com o governador do Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), que também é bem avaliado”, explica o analista político da Arko Advice, Carlos Eduardo Borenstein.

Edvaldo tem 34% das intenções de voto. Em segundo lugar está a Delegada Danielle (Cidadania), com 19% de votos.

“Edvaldo Nogueira é o favorito. Mesmo que uma disputa com a Delegada Danielle seja mais difícil, o prefeito é o favorito”, analisa Borenstein.


Veja a análise completa na entrevista:

Quem são os candidatos com mais força em Aracaju? Quem deve estar no segundo turno?

O candidato mais competitivo é o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que concorre à reeleição. Seus principais adversários são a Delegada Danielle (Cidadania) e Rodrigo Cunha (PTB)

Você acha que o cenário já está estável ou pode haver alguma mudança?

Com uma gestão bem avaliada – de acordo com o Ibope, o índice ótimo/bom da atual gestão é de 40%, a tendência é que Edvaldo esteja no segundo turno. Danielle e Rodrigo disputam a outra vaga disponível no segundo turno.

No segundo turno, quem ganha força?

Edvaldo Nogueira é o favorito. Mesmo que uma disputa com a Delegada Danielle seja mais difícil, o prefeito é o favorito. Segundo o Ibope, Edvaldo tem 15 pontos percentuais de vantagem sobre a segunda colocada (34% a 19%) no cenário estímulo, que é a Delegada Danielle. No cenário espontâneo, a vantagem é mais elevada: 20 pontos (32% contra 12%).

Em Aracaju vimos o surgimento de muitos candidatos ligados à pauta da segurança pública. Esse assunto pode ser decisivo por lá?

Terá uma importância, mas não será o tema principal. Devido a pandemia do coronavírus, a grande pauta da agenda da eleição é a saúde. O número alto de candidatos ligados a segurança pública é um fenômeno que vem desde as eleições de 2018, quando nomes ligados às polícias estão ingressando na política.

O que explica essa liderança do Edvaldo?

A boa avaliação de sua administração favorece o prefeito que é a expressão da continuidade desse trabalho bem avaliado pelo eleitorado de Aracajú. Pesa ainda em favor de Edvaldo a parceria com o governador do Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), que também é bem avaliado.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br