Início » Legislativo foca no pós-pandemia – Análise Arko
Política

Legislativo foca no pós-pandemia – Análise Arko

A+A-
Reset

O Congresso já está pensando no pós-pandemia. A pauta está sendo focada na recuperação econômica e no quadro fiscal do país. As prioridades elencadas por lideranças da Câmara e do Senado, bem como as apontadas pelo governo, não deixam dúvidas quanto a isso.

É fato que a agenda emergencial da pandemia já se esgotou. Apenas algumas matérias residuais aguardam análise. Contudo, é grande a chance de sequer serem levadas a votação, já que há a maioria acredita que as medidas emergenciais já foram tomadas.

A principal proposta remanescente é a contida na Medida Provisória nº 1.000, que prorrogou o pagamento do auxílio emergencial de R$ 300 até dezembro. Porém, como a MP vence em fevereiro e até lá já terá cumprido seu objetivo, o governo deixará o texto “caducar”.

Há outras propostas de benefícios para setores específicos que foram aprovadas numa Casa e se encontram engavetadas na outra. É o caso do auxílio ao transporte coletivo urbano (PL nº 3364/20); do auxílio a instituições de ensino da Educação Básica (PLP nº 195/20); e da suspensão de pagamento de dívidas de clubes de futebol (PL nº 1013/20).

No momento, a agenda das duas Casas mira o cenário futuro. A intenção é avançar ainda este ano com propostas que ofereçam segurança jurídica no campo econômico e atraiam investimentos. Nesse sentido, são prioritárias as PECs Emergencial (PEC nº 186/19), do Pacto Federativo (PEC nº 188/19) e da Reforma Administrativa (PEC nº 32/20), que tratam de medidas de reorganização de finanças, enxugamento e contenção de despesas no setor público.

No ramo financeiro, a autonomia do Banco Central (PLP nº 19/19), a remuneração dos depósitos voluntários das instituições financeiras (PL nº 3877/20) e a nova regulação para o mercado de câmbio também estão no radar para os próximos dias.

No campo dos marcos regulatórios setoriais, destacam-se a Lei do Gás Natural (PL nº 4476/20), o marco legal de ferrovias (PLS nº 261/19) e o programa de estímulo à navegação de cabotagem (PL nº 4199/20). A atualização da Lei de Recuperação Judicial e Falências (PL nº 4458/20) também é uma forte aposta que o governo que espera votar em breve.

 


 

*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais