Início » Briga entre Ramos e Salles é má-notícia para reformas – Análise Arko
Política

Briga entre Ramos e Salles é má-notícia para reformas – Análise Arko

A+A-
Reset

Para o mercado, a crônica fofoqueira de Brasília parece desimportante. Mas não é. O bate-boca da semana passada entre os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, revela:

a) falta de liderança do presidente Jair Bolsonaro;

b) divisão dentro da equipe ministerial;

c) rachas na coordenação política;

d) pressão da ala ideológica bolsonarista, insatisfeita pela perda de espaço e pela aproximação do governo junto ao Centrão conduzida por Ramos.

Vamos por partes. Bolsonaro comanda, mas não lidera no sentido de conter as divisões e conflitos em níveis razoáveis.

Parece que o presidente se alimenta do conflito para comandar. Mas a um preço alto: perda de vitalidade e de foco.

O embate entre Ricardo Salles e Luiz Eduardo Ramos revela mais uma das muitas divisões de um governo que se move em conflito consigo mesmo. O programa pró-Brasil, pressão por mais investimento em infraestrutura, o Renda Cidadã e a disputa entre Paulo Guedes (Economia) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) são alguns exemplos.

O mais sério aspecto para o mercado e as reformas é a questão da coordenação política. Ramos sofreu críticas de Salles e, também, de Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara.

Barros acusa Ramos de fechar acordos sem combinar e de dar espaço ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que, como se sabe, disputa espaço político com o Centrão.

A consequência dos fatos ocorridos na semana é a evidente perda de foco em torno das reformas. A disputa por influência, poder e recursos se sobrepõe ao necessário avanço de temas relevantes para o governo.

Para piorar, tanto a Câmara (menos) quanto o Senado (mais) também se movem pela agenda da possível reeleição de seus presidentes.

 


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais