Início » Avaliação de risco político – Análise Arko
Notícias

Avaliação de risco político – Análise Arko

A+A-
Reset

Mais uma divergência entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores. Bolsonaro desautorizou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, quanto à compra de 46 milhões de doses da vacina Coronavac, produzida em parceria pelo laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, de São Paulo. A aquisição havia sido anunciada pelo próprio Ministério da Saúde no dia 19 passado. O presidente ficou contrariado com o palanque dado ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ao longo do acordo.

Também chamaram a atenção os rumores sobre a possibilidade de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumir um ministério no governo Bolsonaro. Mais uma vez, hipóteses sobre recriação de pastas que foram incorporadas pelo Ministério da Economia circularam na imprensa. A equação não é simples. Apesar de agradar ao mundo político, a ida de Maia para o governo desagrada à ala ideológica que apoia Bolsonaro.

A troca de farpas entre os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, aparentemente foi contornada. Ramos acusou Salles de esticar a corda com a ala militar do governo na questão da preservação do meio ambiente.

No Senado, gerou alívio o fato de o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) ter se licenciado do cargo. Alvo da Polícia Federal, que investiga desvio de recursos no combate ao coronavírus, o senador foi encontrado com R$ 30 mil na cueca. O afastamento do senador, que foi exonerado do cargo de líder do governo, evitou um potencial atrito entre STF e Legislativo, além do incômodo dos demais senadores em analisar a decisão do STF.

No Senado, o governo conseguiu aprovar indicações para as agências reguladoras, assim como a primeira indicação de Jair Bolsonaro para o STF (Kassio Marques) e a do ministro Jorge Oliveira (da Secretaria-Geral) para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Frente aos eventos da semana passada, as tendências são:

A) Impeachment: mantemos em 10%, com viés neutro.

B) Ruptura institucional: mantemos em 5%, com viés neutro.

C) Violência política: mantemos em 10%, com viés neutro.

 


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais