Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, liberará R$ 60 milhões para contribuir com as ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate às queimadas e ao desmatamento ilegal, de acordo com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em uma postagem em sua conta no Twitter nesta sexta-feira (23).

Na quinta-feira (22), o Ministério do Desenvolvimento Regional também ofereceu R$ 30 milhões pata o Ibama e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), segundo nota divulgada à imprensa. Antes do anúncio, os institutos chegaram a determinar que brigadistas que estavam atuando no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) fossem desmobilizados devido à falta de recursos para continuar a empreitada.

Segundo o MDR, o repasse de recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para o MMA será feito por meio de descentralização de crédito, sem necessidade publicação de portaria no Diário Oficial da União (DOU) devido à previsão desta em decreto já publicado anteriormente.