Início » Regiões Norte e Centro-Oeste sustentam popularidade de Bolsonaro nas capitais – Análise Arko
Política

Regiões Norte e Centro-Oeste sustentam popularidade de Bolsonaro nas capitais – Análise Arko

A+A-
Reset

Levantamento realizado pela Arko Advice com base nas pesquisas de avaliação do governo Jair Bolsonaro nas 26 capitais aponta que a popularidade do presidente é mais elevada nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Conforme podemos observar na tabela a seguir, a avaliação positiva (“ótimo/bom”) de Bolsonaro é de 50% ou mais em três capitais do Norte: Boa Vista, Manaus e Porto Velho. Há ainda nove cidades em que o índice “ótimo/bom” é de 40% ou mais: Cuiabá, Rio Branco, Campo Grande, Goiânia, Palmas, João Pessoa, Maceió, Macapá e Curitiba.

Nota-se que nas três capitais do Centro-Oeste – não há pesquisa Ibope em Brasília (DF) porque não temos eleição municipal – a popularidade de Bolsonaro, assim como no Norte, fica acima da média nacional. Nas 12 capitais em que a avaliação positiva do governo é de 40% ou mais, oito cidades estão localizadas na Região Norte, duas no Nordeste, uma no Sul e outra no Centro-Oeste. Vale registrar que na Região Sudeste a popularidade de Bolsonaro fica abaixo da média nacional (40%).

Em sete capitais a popularidade do presidente está na faixa dos 30%: Natal, Rio de Janeiro, Aracaju, Florianópolis, Vitória e Recife. Três dessas cidades estão no Nordeste; duas, no Sudeste; e uma, no Sul.

E temos sete capitais em que a avaliação positiva de Bolsonaro fica na faixa de 20% ou menos: Belém, Porto Alegre, São Luís, Fortaleza, Teresina, São Paulo e Salvador. Entre essas cidades, quatro estão no Nordeste; uma fica no Sul; outra, no Norte; e outra, no Sudeste.

Por outro lado, a avaliação negativa (“ruim/péssimo”) do governo nas capitais concentra-se, principalmente, em: Salvador (62%); Porto Alegre (50%); São Paulo (48%); Florianópolis (47%); Aracaju, Vitória, Recife e Fortaleza (44%); e Belém (40%). Nas demais capitais, o índice “ruim/péssimo” fica abaixo dos 40%.

Podemos observar ainda que a maior insatisfação com o governo reside nas capitais do Sul, do Sudeste e em parte do Nordeste.

Leia mais:

Por outro lado, o Norte, o Centro-Oeste e uma parte do Nordeste sustentam hoje a popularidade do presidente. Esse resultado pode ser atribuído, particularmente, ao auxílio emergencial. Não por acaso nas capitais das regiões onde o impacto do auxílio é menor, a avaliação negativa ao governo é maior.

Ou seja, temos hoje as capitais do Norte e do Centro-Oeste ao lado de Bolsonaro. Já o Sudeste e o Sul apresentam uma postura mais crítica. O Nordeste se mostra dividido: em João Pessoa, Maceió, Natal, Aracaju e Recife, a popularidade do presidente se situa entre 30% e 40%; já em São Luís, Fortaleza, Teresina e Salvador, a avaliação positiva do governo fica abaixo dos 50%.

Hoje, Bolsonaro conta com uma popularidade média de 35,73% nas capitais, um pouco abaixo dos 40% registrados nacionalmente nas últimas pesquisas divulgadas. A avaliação negativa, por outro lado, é de 36,69%, um pouco acima dos 30% captados nas sondagens nacionais.

Na divisão por regiões, a média da popularidade de Bolsonaro supera seu desempenho nacional nas capitais do Norte e do Centro-Oeste (ver tabela a seguir sobre a média da avaliação do governo por regiões). Entretanto, a média da avaliação negativa do presidente supera o registrado nacionalmente nas capitais das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais