Início » Novo bloco na Câmara favorece grupo de Maia – Análise Arko

Novo bloco na Câmara favorece grupo de Maia – Análise Arko

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

A criação de um novo bloco partidário de centro na Câmara dos Deputados trouxe um novo elemento para a disputa à presidência na Casa. O grupo reúne PSL, PTB e PROS, que, juntos, somam 73 votos. Porém, com a suspensão de 12 deputados pesselistas de funções partidárias, apenas 61 estão aptos a atuar em nome do bloco. A entrada em cena dessa nova força pode decidir a eleição em primeiro turno, em fevereiro.

A união desses partidos já vinha sendo articulada há alguns meses. Nas conversas iniciais, o PSC também faria parte do grupo. A oficialização foi adiada e surgiu num momento especialmente delicado de relacionamento entre as diversas forças políticas que disputam a sucessão ao comando da Casa.

O movimento enfraquece o líder do PP e do Centrão, Arthur Lira (AL), pré-candidato à presidência da Câmara. PTB e PROS integravam o chamado Blocão, comandado por ele. A saída de ambos significa a perda de 20 votos. O grupo liderado por Lira chegou a ter cerca de 220 deputados, mas vem passando por um processo de desidratação com a perda de legendas e, no momento, contabiliza somente 135. Os integrantes atuais são PP, PL, PSD, Solidariedade e Avante. Entretanto, há divergências dentro dos partidos. Além desses, o PSC e o Patriota devem marchar com Lira.

Arthur Lira tem sido um grande aliado do governo Bolsonaro e espera contar com o apoio do Palácio do Planalto em seu projeto de presidir a Câmara. Mas seu desgaste pessoal tem contribuído para afastar aliados de outrora. A busca por protagonismo e seu estilo “trator” têm incomodado vários deputados.

Leia mais:

Mesmo que a metade do PSL vote incondicionalmente com o governo, bem como PTB e PROS, isso não deve influenciar a escolha sobre quem apoiar na eleição. O bloco almeja ocupar algum cargo na Mesa Diretora e tende a se alinhar com o grupo ligado ao presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), que antagoniza com Lira. O grupo pode ter o próprio Maia como candidato (a depender da decisão do Supremo quanto à possibilidade de reeleição), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) ou Baleia Rossi (MDB-SP).

Uma sinalização clara de apoio ao grupo foi dada pelo presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), ao anunciar preferência por Elmar Nascimento (DEM-BA), aliado de Maia, à presidência da Comissão de Orçamento, a ser instalada nos próximos dias. Provavelmente, esse reforço deve estar condicionado a alguma retribuição, como o apoio na eleição de um candidato do bloco a outro cargo na direção da Casa.

Se somarmos os votos dos partidos que apoiam Maia (DEM, MDB, PSDB, Cidadania e PV), incluindo a oposição (exceto PSOL) e os do novo bloco, o total de deputados perfaz 300 votos, número superior à maioria absoluta de votos (257) necessária para que um candidato vença a eleição em primeiro turno. Faz-se necessário ponderar que, assim como se dá com Arthur Lira, deve haver dissidências nos partidos e o número total de deputados pode não se converter em votos.

Da mesma maneira, ao longo da corrida outras legendas podem vir a se agregar ao grupo e ampliar a base de apoios. É o caso do Podemos e do Novo. A adesão pode se dar, por exemplo, caso Maia não saia candidato à reeleição e paute a PEC da Prisão em Segunda Instância, visto que se trata de dois partidos lavajatistas.

*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Análise ArkoArko AdviceArthur LiraCâmara dos DeputadosCentrãoRodrigo Maia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais