Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Levantamento realizado pela Arko Advice com base nas pesquisas de intenção de voto para prefeito realizadas pelo Ibope em 20 capitais aponta uma inclinação do centro para a direita entre os eleitores. Mesmo que nas eleições municipais de novembro prevaleçam na agenda os temas locais, ao olharmos o conjunto das capitais é possível observar para onde a tendência de voto se movimenta.

Faltando cerca de um mês para o primeiro turno, o DEM lidera em cinco capitais: Macapá, Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro e Florianópolis.

O PSD larga na frente em Goiânia e Belo Horizonte. O MDB aparece bem posicionado em Goiânia e Maceió, onde divide a liderança com o PSB. O PROS se destaca em Fortaleza. O Podemos, em Manaus. O PP, em João Pessoa. O Republicanos, em São Paulo, divide a liderança com o PSDB. E os tucanos mostram força em Natal, Porto Velho, Palmas e São Paulo.

Embora DEM, PSD, PROS, Podemos, PP e Republicanos se autolocalizem como partidos de centro, o comportamento dessas legendas sugere que elas estão mais próximas da direta que da esquerda. Assim, é possível notar que o voto está inclinado para a centro-direita.

Leia mais:

Conforme podemos observar, esses seis partidos lideram a disputa em 10 das 26 capitais. Se incluirmos o PSDB e o MDB nessa conta, o número salta para 16.

A centro-esquerda, através do PSB, lidera em Recife; os socialistas também dividem a liderança em Maceió e Macapá. O Cidadania concorre com vantagem em Vitória. O PDT, em Aracaju. Já a esquerda como um todo, lidera apenas em três capitais: Porto Alegre (PCdoB); Vitória (PT); e Belém (PSOL).

Interessante observar que nas capitais do Nordeste – que até pouco tempo eram o bastião do lulismo – as esquerdas estão na frente apenas em Aracaju e Recife.

Assim, ainda que a campanha esteja no início, é possível constatar que o voto nas capitais terá uma inclinação para a direita, assim como ocorreu em 2018.

Devido à influência do auxílio emergencial, é possível que essa tendência do voto para a direita se reproduza nos pequenos e médios municípios.

*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br