Início » Anúncio de compra da CoronaVac gera crise no Ministério da Saúde, mas governo não descarta possibilidade

Anúncio de compra da CoronaVac gera crise no Ministério da Saúde, mas governo não descarta possibilidade

A+A-
Reset
CoronavírusPolíticaUrgente

Após dizer que compraria as 46 milhões de doses da vacina CoronaVac do estado de São Paulo, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello foi desautorizado e criticado pelo presidente Jair Bolsonaro. Além disso, um dia depois do anúncio, que foi feito nesta terça-feira (20), o governo veio a público para minimizar a fala de Pazuello.

“Houve uma interpretação equivocada da fala do ministro da Saúde. Em momento algum a vacina foi aprovada pela pastas. Depende de aprovação da Anvisa”, disse Élcio Franco, secretário Executivo do Ministério da Saúde, em pronunciamento em que destacou o papel da Fiocruz no desenvolvimento da vacina de Oxford.

Franco também disse que a decisão ainda não está tomada, mas não descartou a possibilidade de que a CoronaVac seja comprada e incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNI). “Não houve qualquer compromisso com o governo de SP ou seu governador. Tratou-se de uma declaração de intenções com o instituto Butantan, sem efeito vinculante”, disse.

A inclusão da CoronaVac no PNI havia sido anunciada nesta terça-feira (20) depois que os 27 governadores se reuniram com Pazuello para pedir que a vacina chinesa não fosse ignorada pelo governo.

Isso porque, na segunda-feira (19) o Governo de São Paulo anunciou os resultados do teste de segurança da vacina, que indicavam que ela é a mais segura entre todas que estão sendo testadas.

Vacina brasileira

Ao não descartar a possibilidade de compra da vacina desenvolvida em São Paulo, o pronunciamento do Ministério da Saúde tentou desvincular a imagem do medicamento de sua origem chinesa.

Franco deu a entender que, se for aprovada pelos órgãos regulatórios do Brasil e produzida pelo Butantan, a CoronaVac será uma “vacina brasileira” e que pode ser adotada “caso fique disponível antes das outras possibilidades”.

“Qualquer vacina quando estiver disponível, quando for aprovada pela Anvisa e adquirida pelo Ministério da Saúde poderá ser incluída no PNI”, disse.

“E no que depender dessa pasta, não será obrigatória”, concluiu Franco. A fala mantém quente a disputa entre o governo federal e os governos estaduais para decidir se a vacinação contra a covid-19 será obrigatória.

Falas de Bolsonaro

Nas redes sociais, o presidente respondeu comentários de apoiadores que pediam que a vacina não fosse comprada. Em resposta à um internauta que sugeria a exoneração de Pazuello, o presidente disse que “tudo será esclarecido ainda hoje” e acrescentou, em caixa alta: “NÃO COMPRAREMOS A VACINA DA CHINA”.

Dois fatores incomodam Bolsonaro: que a vacina seja desenvolvida por uma empresa chinesa, a Sinovac, e que o Brasil participe do desenvolvimento do medicamento por iniciativa do governo de São Paulo. “Meu governo não mantém diálogo com João Doria sobre covid-19”, disse em rede social.

Pazuello ameaçado?

Bolsonaro já mostrou que não tolera discordância quando o assunto é combate à Covid-19. Por esse motivo, o Ministério da Saúde já teve o chefe trocado duas vezes. Também em comentário nas redes sociais, Bolsonaro endossou comentários que incriminavam Pazuello e chegou a dizer que a atitude era uma “traição”.

Mais tarde, o presidente publicou no Facebook reafirmando que não comprará a vacina.

https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/posts/2146049442210697?__cft__[0]=AZWHOwHl1lxdat6XhUlLSC-eWUP67gwhOjWDo2vOHbq6RPlJst-kxSGY8l7r3IWU4PhnoVyGSCh4gAefZAXD32pP-Fiuo8Wnn_m8V52rFwJ3_BkFhRqgSHuJWVGR6q-qcV1aK-HPJK9DcVwNIMadFr4Q8NSSN_hC0uAj3Twzb7vbR_dMN1QVDhMbjSYK6c7sY5Q&__tn__=%2CO%2CP-R

Eduardo PazuelloJair BolsonaroVacinaVacinação

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais