Fotos: 1- Pablo Valadares/Câmara dos Deputados e 2- Rovena Rosa/Agência Brasil

A primeira pesquisa Ibope após o início do horário eleitoral no rádio e na TV (9/10) mostra que a disputa em São Paulo (SP) continua polarizada entre Celso Russomanno (Republicanos) e Bruno Covas (PSDB).

Russomanno aparece com 25%, um ponto percentual a menos que o registrado na sondagem passada. Covas, por sua vez, aparece com 22%, um ponto a mais que na pesquisa anterior.

Guilherme Boulos (PSOL) oscilou dois pontos para cima e agora soma 10%. Márcio França (PSB) se manteve com 7%. Jilmar Tatto (PT) cresceu três pontos e agora tem 4%.

Arthur do Val (Patriota) aparece com 2%. Os demais candidatos têm 1% das intenções de voto. Brancos, nulos e indecisos somam 24%.

Apesar da polarização entre Russomanno e Covas se manter, esse cenário não está consolidado. Além da existência de muitos eleitores “sem candidato” (brancos, nulos e indecisos), os candidatos de esquerda – Boulos e Tatto – cresceram em relação à pesquisa anterior.

No entanto, como as esquerdas estão divididas, a fragmentação do voto progressista, por ora, ajuda os dois primeiros colocados.

*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br