Início » Novo imposto sobre transações deve ser temporário, defende presidente da Comissão Mista da Reforma Tributária

Novo imposto sobre transações deve ser temporário, defende presidente da Comissão Mista da Reforma Tributária

A+A-
Reset
EconomiaPolíticaUrgente

Nesta terça-feira, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), presidente da Comissão Mista da Reforma Tributária defendeu a ideia de criação de um novo imposto sobre transações financeiras. Para Rocha, a ideia é viável desde a taxação seja temporária e cobrada somente em uma ponta.

Nos cálculos do senador, o imposto deve gerar receita de R$ 60 bilhões, permitindo que a tributação sobre a folha de pagamentos passe de 20% para 14%. A declaração foi feita em evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

Saiba mais:

Rocha também disse que houve mudança no prazo para que a votação da reforma tributária ocorra na comissão mista. Segundo ele, o data limite que venceria hoje foi renovada e agora vai até o dia 10 de dezembro. Ele também disse que a reforma deve ser votada no plenário da Câmara ainda neste ano.

“Temos que dar um passo, apontar a direção e dar um passo. O tema que está mais nervoso é desoneração da folha. O setor de serviços está nervoso com isso por conta do IVA, que aumenta a carga tributária”, avalia.

Também presente no evento, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária, disse que, para que seja aprovada, a reforma precisa garantir que não haverá aumento da carga tributária. O parlamentar defendeu também que o imposto único seja abrangente. “Não vamos ter dois sistemas funcionando. Vamos ter um sistema só”, disse.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais