Início » Porto Alegre: Manuela D´Ávila larga na frente, mas jogo não está definido – Arko Análise

Porto Alegre: Manuela D´Ávila larga na frente, mas jogo não está definido – Arko Análise

A+A-
Reset
PolíticaUrgente

A figura de uma candidata que vai trazer mudanças, em meio a um desgaste do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), já tem dado resultados positivos para Manuela D´Ávila (PCdoB) na corrida pela prefeitura de Porto Alegre (RS). De acordo com a última pesquisa eleitoral do Ibope, a candidata aparece na frente, com 24% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparece José Fortunati (PTB), com 14%, tecnicamente empatado com o deputado estadual Sebastião Melo (MDB) e Marchezan. Contudo, o resultado das urnas ainda não está definido. É o que explica o analista político da Arko Advice, Carlos Eduardo Borenstein, que acompanha as eleições na capital gaúcha.

Confira a análise completa na entrevista:


Como está disputa pela Prefeitura de Porto Alegre?

Dos 13 candidatos que disputam o cargo, quatro são competitivos. A ex-deputada Manuela D´Ávila (PCdoB), o ex-prefeito José Fortunati (PTB), o deputado estadual Sebastião Melo (MDB), e o prefeito e candidato à reeleição, Nelson Marchezan Júnior (PSDB). O vice-prefeito Gustavo Paim (PP), rompido com Marchezan, e o vereador Valter Nagelstein (PP) correm por fora tentando surpreender.

Quem é o favorito(a)?

Ainda é cedo para cravar um favorito. No entanto, Manuela, ao contrário de disputas anteriores (2008 e 2012), quando ficou em terceiro lugar, terá o apoio do PT – além do recall de ter concorrido à vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT) em 2018, o que são pontos positivos numa campanha curta. Outro ponto forte de Manuela é sua campanha digital. Ela possui mais de quatro milhões de seguidores – mais que todos os demais candidatos somados – além de um forte engajamento nas redes. Com isso, Manuela deve estar no segundo turno, já que representa a mudança num cenário de desgaste do prefeito Marchezan e tem maior densidade eleitoral que outras opções do campo da esquerda como Juliana Brizola (PDT) e Fernanda Melchionna (PSOL).

Quem é o principal adversário de Manuela?

Três nomes disputam esta condição: José Fortunati, Sebastião Melo e Nelson Marchezan Júnior. Trata-se de uma disputa bastante acirrada. Enfrentando um processo de impeachment na Câmara Municipal, Marchezan, que tem uma administração mal avaliada, terá que superar obstáculos para chegar ao segundo turno. Fortunati e Melo, que foram prefeito e vice de 2012 a 2016, tem desafio que convencer o eleitor que podem ser uma alternativa a Manuela e Marchezan, pois carregam o desgaste de terem governado Porto Alegre por 12 anos.

O apoio do presidente Jair Bolsonaro terá peso na capital gaúcha?

Ser o candidato de Bolsonaro pode ajudar a chegar ao segundo turno, já que o presidente, segundo pesquisa Ibope, é aprovado por 26% dos porto-alegrenses. Porém, quem se associar a Bolsonaro, carregará também consigo sua rejeição, que é de 50% entre os porto-alegrenses. Ou seja, trata-se de um dilema estratégico que as campanhas de centro-direita precisarão lidar em Porto Alegre.

*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Análise ArkoArko AdviceEleiçõesEleições 2020Eleições Municipais

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais