Início » Contra laranjais, partidos apostam na capacitação de candidatas e no controle dos recursos
PolíticaUrgente

Contra laranjais, partidos apostam na capacitação de candidatas e no controle dos recursos

A+A-
Reset

As eleições de 2018 foram as primeiras em que as campanhas foram bancadas pelo Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o Fundão. No começo de 2018, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e, posteriormente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiram que os partidos precisariam destinar 30% do fundo para candidaturas femininas.

O despreparo de parte das agremiações, que não tinham mecanismos para garantir a aplicação das novas regras e coibir fraudes, levou ao escândalo dos laranjais. O caso mais lembrado foi o denunciado pelo jornal Folha de S. Paulo, que apurou um esquema de desvio da porcentagem feminina da verba dentro do PSL de Minas Gerais, envolvendo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. De acordo com o jornal, quatro candidatas centralizaram o recebimento da verba no estado e, ainda assim, tiveram um número inexpressivo de votos, indicando que o dinheiro era repassado a outros candidatos.

Saiba mais:

Uma pesquisa desenvolvida por professoras da University College London, e da James Madison University e divulgado pela BBC News Brasil, mostra que os problemas não ficaram restritos ao PSL. De acordo com os dados, 30% de todas as candidatas para a Câmara dos Deputados tiveram quase nenhum voto e podem ter sido usadas para desviar recursos para outros candidatos.

Agora, com a aproximação das eleições municipais, os partidos começam a reconhecer que as fraudes podem ter ocorrido e passam a planejar medidas para evitar novas complicações. Uma das ações mais adotadas é o oferecimento de cursos para aumentar a competitividade das candidatas e a participação efetiva delas nas eleições.

O advogado eleitoral, Eduardo Tavares, membro fundador da Academia Brasileira Eleitoral, destaca que é papel dos partidos criar mecanismos para se evitar candidaturas laranja. “Os partidos devem adotar todas as providências para que a veracidade dos documentos apresentados seja atestada. Devem acompanhar o desenvolvimento da campanha, fiscalizar a distribuição do material de campanha e do financiamento, e garantir a efetiva prestação de contas”, explica.

Em entrevista ao Brasilianista, a presidente nacional do secretariado feminino do PSL, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) assume a possibilidade de que candidaturas regionais possam ter servido como laranja, mas defende que o problema foi generalizado.

“Eu avalio que possa ter existido candidatura laranja, inclusive masculina, que a gente sabe que existe. Mas como a questão da candidatura feminina se tornou obrigatória, acabou acontecendo em vários partidos. Não podemos dizer com certeza que aconteceu no PSL porque isso está sub judice, então cabe a justiça avaliar. Mas, por conta da visibilidade que o PSL ganhou nas últimas eleições, isso foi muito publicizado. Mas temos que destacar que somente dois casos foram parar na justiça e um deles já foi até arquivado”, defende a senadora. “Estamos cobrando dos diretórios municipais e estaduais que fiscalizem seus estados. Da nacional a gente não consegue controlar tudo. Pessoas de má fé existem em todos os partidos”, argumenta.

Capacitação contra laranjal

Segundo Thronicke, neste ano o partido mudou processos e instalou novos procedimentos para garantir que o problema não ocorra. Uma das estratégias é fornecer ferramentas para que as candidatas tenham força na disputa.

Além do PSL, partidos como o PSDB, PSD, Podemos, Republicanos e o próprio PSL são exemplos de agremiações que apostaram na capacitação das candidatas pelos diretórios nacionais.

“Estamos oferecendo cursos que englobam legislação, como os candidatos podem fazer sua divulgação e técnicas para falar em público. Nós somos um partido economicamente liberal, então o curso também ensina quais são as pautas do liberalismo. Temos na presidência do nosso Instituto Indigo o Marcos Cintra (ex-secretário da Receita Federal), um dos formuladores da ideia do imposto único. Ele dá aulas para as candidatas para explicar o que significa implantar uma gestão de liberalismo econômico”, conta a senadora Soraya Thronicke.

Já o PSDB optou por criar uma plataforma online para oferecer os cursos de capacitação das candidatas, na modalidade EAD. “Temos uma plataforma iniciada em março, com uma capacitação completa. Estamos capacitando e dando ferramentas para as mulheres para que elas não sejam usadas como laranja”, pontua a presidente do secretariado feminino do partido (PSDB-Mulher), Yeda Crusius.

Presidente do PSDB-Mulher, Yeda Crusius. Foto: Orlando Brito
Presidente do PSL-Mulher, Senadora Soraya Thronicke. Foto: Pedro França/Agência Senado

Divisão de Recursos

Apesar da lei definir como regra a aplicação de 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para mulheres, não está definido como isso deve ser feito. Tudo depende da estratégia do partido, que pode escolher centralizar a verba nos candidatos mais competitivos ou apostar em uma maior distribuição como forma de tentar eleger um número maior de representantes.

Crusius relata que, no caso do PSDB, a solução encontrada foi colocar a gestão da verba partidária na mão do secretariado feminino. “Nas últimas eleições, o PSDB-Mulher teve autonomia no comando da verba, então financiamos mais de 300 mulheres, entre candidatas a deputadas federais, estaduais, senadoras e suplentes. Eu sou economista, então o método que eu instalei exigia compliance – só recebia o recurso quem fizesse prestação de contas”, detalha a ex-governadora do Rio Grande do Sul.

Por outro lado, ela conta também que, dentro do partido, o secretariado ainda precisa lutar para garantir que possa indicar para onde vai parte dos recursos. “Ainda temos muito fogo amigo. Mesmo com as resoluções publicadas, definindo a divisão do fundo eleitoral, há quem questione”.

No caso do PSL, a solução encontrada foi centralizar a aplicação do recurso. Em vez de designar o envio da verba do fundo eleitoral aos diretórios locais, como é feito com a parcela destinada aos candidatos homens, a verba das mulheres será transferida diretamente do diretório nacional para as candidatas. “Nós queremos ter o máximo de controle disso para garantir que a gente não tenha nenhuma candidatura inviável”, explica a presidente do PSL-Mulher Soraya Thronicke.

Além disso, o partido optou por parcelar o envio do fundo eleitoral. Assim, não corre o risco de investir em candidaturas não competitivas, que poderiam ser usadas como fachada para transferir recursos para candidatos homens.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais