Início » Presidência da Comissão Mista do Orçamento pode ser definida em votação presencial

Presidência da Comissão Mista do Orçamento pode ser definida em votação presencial

A+A-
Reset
NotíciasPolíticaUrgente

A falta de um consenso em torno de um nome para a presidência da Comissão Mista do Orçamento pode acabar em votação presencial. De acordo com fontes ouvidas pelo O Brasilianista, a opção tem sido apoiada por parlamentares do grupo do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que já teria dito aos colegas que essa seria a melhor escolha. A avaliação é que só é possível que a primeira sessão da comissão seja feita remotamente se houver um nome apoiado pela maioria dos parlamentares – o que não é o caso.

A sessão que estava prevista para esta terça-feira (6) foi cancelada justamente por falta de consenso. Parlamentares do DEM acusam o Centrão de, em cima da hora, quebrar um antigo acordo que já havia sido firmado no ano passado para que Elmar Nascimento (DEM-BA) fosse presidente da CMO. Nos últimos dias, Arthur Lira (PP/AL) apresentou Flávia Arruda (PL/DF) como candidata do grupo à presidência da comissão.

Saiba mais:

Os apoiadores de Elmar criticam a indicação de Flávia Arruda. “É uma parlamentar de primeiro mandato, sem conhecimento ou formação nenhuma em finanças e orçamento. O objetivo do Centrão é manipular essa pessoa por meio da negociação de emendas extras e cargos. Como ela não tem experiência, acabaria sendo pautada pelos partidos do Centrão”, disse um parlamentar.

O cientista político da Arko Advice, Cristiano Noronha avalia que, em uma votação presencial, com esse nível de disputa, o resultado é mais imprevisível. “É comum que essas escolhas sejam feitas por negociações. Se você vai para uma votação dessa sem acordo, é possível que surjam outros candidatos e você se surpreenda”, explica. “Se você não tem um entendimento prévio, pode acabar alguém de nenhum dos dois grupos”.

Davi AlcolumbreFlávia ArrudaorçamentoRodrigo Maia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais