Foto: DepositPhotos/ Alexis84

Brasil e Japão devem anunciar acordo bilateral para o mercado de carne bovina nos próximos dez dias, segundo o deputado Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP) declarou em live promovida pela XP Investimentos no dia 1º de outubro. Jardim afirma que há uma série de acordos bilaterais sendo negociados entre o Brasil e outros países asiáticos, sobretudo no quesito carne bovina.

O anúncio do acordo vem depois de reunião extraordinária do Conselho Empresarial Brasil-Japão (Cebraj) sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre as relações comerciais nipo-brasileiras e as oportunidades de cooperação para a retomada econômica, realizada virtualmente na última semana.

Além disso, Jardim também falou sobre a celeuma gerada pela abertura da embaixada brasileira em Jerusalém entre Brasil e países árabes, afirmando que não houve demanda de Israel por essa construção e que houve, sim, ruído na relação diplomática e comercial com estes.

Já sobre o conflito entre China e Estados Unidos, o deputado afirmou que o melhor caminho para o Brasil é se manter fora dessa discussão por conta da importância de ambos os países para as relações comerciais.