Início » Em lançamento do Cebrachile, empresários defendem acordo de livre comércio entre Brasil e Chile
Internacional

Em lançamento do Cebrachile, empresários defendem acordo de livre comércio entre Brasil e Chile

A+A-
Reset

A importância de se estreitar os laços comerciais entre Brasil e Chile foi reiterada por representantes de empresas e dos respectivos governos durante o lançamento do Conselho Empresarial Brasil-Chile (Cebrachile), na última quarta-feira (23). Ressaltou-se a prioridade de se colocar em vigor o acordo de livre comércio entre os dois países, o qual se encontra assinado desde 2018.

O Cebrachile é fruto da união da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Sociedade de Fomento Fabril (Sofofa), sendo o quinto conselho binacional secretariado pela CNI e cooperando para melhorias no ambiente de negócios e para impulsionar o comércio e o investimento entre ambos os países.

O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, afirmou esperar que o atual momento seja definitivo para selar a sintonia entre Brasil e Chile, e que o Brasil tem um sério compromisso com as reformas estruturais na sua economia e nas suas negociações comerciais com outros países, pedindo, assim, urgência na aprovação do ACE 35 (o tal acordo de livre comércio entre Brasil e Chile) no Congresso Nacional. Já o chanceler chileno, Andrés Allamand, afirmou que essa relação bilateral deve ser encarada como frutífera não apenas no âmbito econômico, como também no internacional e político, dada a relevância brasileira enquanto sócio comercial e aliado estratégico na América Latina.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, afirmou que é preciso dar continuidade à agenda de acordos comerciais entre os países latino-americanos, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a fim de fazer crescer sua base produtiva, bem como ampliar o espectro do acordo do ACE 35 para garantir uma organicidade nas trocas comerciais entre os países.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais