Início » Tribunal Supremo e covid-19 são temas do 1º debate entre Biden e Trump
InternacionalUrgente

Tribunal Supremo e covid-19 são temas do 1º debate entre Biden e Trump

A+A-
Reset

O presidente norte-americano, Donald Trump, e o candidato democrata, Joe Biden, vão se enfrentar nesta terça-feira (29) em Cleveland, Ohio, no primeiro debate frente a frente dos candidatos às eleições presidenciais de 3 de novembro.

De acordo com as indicações da Comissão de Debates Presidenciais, uma organização não partidária, os temas centrais serão o Tribunal Supremo, a covid-19, o estado da economia, as questões raciais e a violência nas cidades, a integridade do processo eleitoral e o histórico político dos candidatos.

Estes pontos foram escolhidos pelo representante da Fox News Chris Wallace, que vai moderar a discussão na Universidade Case Western Reserve, em Cleveland.

São questões que estão na ordem do dia e que os especialistas consideram que deverão ser decisivas na eleição presidencial de novembro, especialmente entre os independentes e indecisos.

No sábado (26), o presidente Donald Trump nomeou a juíza conservadora Amy Coney Barrett para ocupar a vaga deixada pela morte da progressista Ruth Bader Ginsburg no Tribunal Supremo, uma nomeação que terá de ser confirmada pelo Senado, controlado pelos republicanos.

A questão é polêmica porque, em 2016, o mesmo Senado impediu o então presidente Barack Obama de nomear Merrick Garland para o lugar de Antonin Scalia, no Tribunal Supremo, durante mais de nove meses.

Sobre a pandemia de covid-19, os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado pela doença, totalizando 7,14 milhões de infectados e 204 mil mortos, segundo as contas da Universidade de Medicina Johns Hopkins.

A crise sanitária e as várias fases de confinamento tiveram efeitos profundos na economia, com o número de desempregados se aproximando dos 30 milhões no fim de agosto.

Os protestos de rua por causa da morte de afro-americanos pela polícia continuam em várias cidades, quatro meses depois da erupção de manifestações, quando George Floyd foi asfixiado por Derek Chauvin.

O primeiro debate ocorre na noite de hoje, quando milhões de norte-americanos já receberam boletins de voto pelos correios e já tiveram a oportunidade de votar por correspondência ou presencialmente, num movimento em massa de votação antecipada.

O voto postal, reforçado neste ciclo eleitoral por causa da pandemia de covid-19, tem sido alvo de críticas por parte do presidente Donald Trump e motivado embates legais entre democratas e republicanos, que querem restringir sua utilização em dezenas de estados.

Com o presidente levantando suspeitas sobre potenciais fraudes no voto por correspondência, a integridade do processo eleitoral deverá ser um dos tópicos mais importantes do debate.

De acordo com a média das pesquisas nacionais, calculada pela plataforma FiveThirtyEight, Joe Biden (50,1% das intenções de voto) tem vantagem de sete pontos sobre Donald Trump (43,2%).

O encontro entre os dois candidatos será replicado em mais dois debates, um em 15 de outubro em Miami, na Florida, e outro, o último, em 22 de outubro, em Nashville, Tennessee.

No dia 7 de outubro, os candidatos a vice-presidente – Mike Pence pelo lado republicano e Kamala Harris pelos democratas – vão encontrar-se em Salt Lake City, Utah.

Embora a pandemia de covid-19 tenha obrigado a mudanças significativas nas campanhas, com foco nos eventos virtuais e no apelo ao voto por telefone, os debates previstos entre os candidatos vão ocorrer presencialmente serão transmitidos ao vivo.

(Agência Brasil)

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais