Início » Chefe da ONU pede por aumento no financiamento do FMI aos atingidos pela pandemia
Internacional

Chefe da ONU pede por aumento no financiamento do FMI aos atingidos pela pandemia

A+A-
Reset

O secretário-geral da Organização Geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu aumento do investimento do Fundo Monetário Internacional e alívio da dívida externa dos países em desenvolvimento para ajudá-los a se recuperar da pandemia de Coronavírus, durante evento online realizado nesta terça-feira (29).

Segundo Guterres, os membros do FMI deveriam concordar com uma nova alocação de Direitos Especiais de Saque (SDR, em inglês) – algo como impressão de dinheiro por um banco central -, além de apoiar a realocação de SDRs já existentes. Além disso, foi pedida a prorrogação da moratória imposta pelo G20 sobre o pagamento oficial da dívida de países mais pobres.

A alocação de SDRs está sendo alvo de controvérsias pois grupos da sociedade civil e muitos países aprovam a medida, mas os EUA dizem que esta somente beneficiará países ricos. Guterres também pediu por aumento nas contribuições ao esforço coletivo em prol do desenvolvimento da vacinas para a Covid-19, e que já foram gastos mais US$ 11,5 trilhões pata neutralizar a pandemia e seus impactos econômicos, mas que somente 2,5% desse total foi contabilizados pelas economias emergentes, que são as mais necessitadas.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais