Início » SP e RJ: disputas com repercussão nacional – Análise Arko

SP e RJ: disputas com repercussão nacional – Análise Arko

A+A-
Reset
PolíticaUrgente

Duas disputas em capital terão repercussão nacional no pleito municipal de novembro: São Paulo e Rio de Janeiro. Ambas as cidades, por seu peso político e econômico no país, são as mais cobiçadas.

Em São Paulo, estarão em jogo o futuro do PSDB e a viabilidade de a sigla continuar como protagonista na política nacional. Tal aspecto mobilizará não apenas o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), mas também as esquerdas, a trabalhar por uma derrota dos tucanos já de olho na sucessão presidencial em 2022. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, tanto o centro quanto a esquerda sonham impor um revés ao bolsonarismo no reduto político do presidente.

A composição das alianças formadas nessas duas capitais já revela que esses movimentos visam às eleições de 2022. PSDB, DEM e MDB – embora tenham aliados em São Paulo e estejam separados no Rio de Janeiro, onde o MDB tem candidatura própria – se afastaram da direita e da esquerda.

Leia mais:

Mesmo que o bolsonarismo não apresente candidato nessas duas cidades, estão em curso movimentos de apoio, respectivamente, ao deputado federal Celso Russomanno (SP) e ao prefeito Marcelo Crivella (RJ), ambos do Republicanos. Não por acaso o PTB, partido que se aproximou do Palácio do Planalto, apoia o Republicanos nas duas capitais.

No campo da esquerda, PDT e PSB estão juntos em São Paulo e no Rio. O PT aparece isolado, embora entre os cariocas tenha atraído o apoio do PCdoB. Na capital paulista, o PSOL representa uma ameaça aos petistas.

As eleições nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro serão marcadas por uma grande pulverização de candidaturas. Na primeira, teremos 13 candidatos a prefeito; na segunda, serão 15. No entanto, nem todos os nomes são competitivos.

São Paulo

Na cidade paulista, há quatro nomes com chance de ir ao segundo turno: o prefeito Bruno Covas (PSDB), que tenta a reeleição; Celso Russomanno, que tende a ganhar a simpatia do bolsonarismo; o ex-governador Márcio França (PSB); e Guilherme Boulos (PSOL).

O PT deverá registrar o pior desempenho de sua história, muito provavelmente sendo derrotado já no primeiro turno. A deputada federal Joice Hasselmann (PSL), embora tenha perdido apelo popular desde o rompimento com Bolsonaro, terá tempo de TV e é ativa nas redes sociais. Assim, pode crescer com o decorrer da campanha.

CANDIDATOSCOLIGAÇÕES
Bruno Covas (PSDB)PSDB, MDB, DEM, Podemos, PSC, PP, PL, PROS, Cidadania, PTC e PV
Celso Russomanno (Republicanos)Republicanos e PTB
Guilherme Boulos (PSOL)PSOL, PCB e UP
Márcio França (PSB)PSB, PDT, SD e Avante
Joice Hasselmann (PSL)PSL e DC
Jilmar Tatto (PT)PT

 

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro teremos uma das disputas mais imprevisíveis em capital. Até pouco dias atrás, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) era o grande favorito, e o prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Crivella (Republicanos), seu principal adversário. Após serem atingidos por denúncias de corrupção, o cenário ficou indefinido.

CANDIDATOSCOLIGAÇÕES
Eduardo Paes (DEM)DEM, PL, Cidadania, PV, DC, Avante e PSDB
Marcelo Crivella (Republicanos)Republicanos, Patriota, SD, Podemos, PP, PRTB, PTC, PMN e PTB
Marta Rocha (PDT)PDT e PSB
Benedita da Silva (PT)PT e PCdoB
Luiz Lima (PSL)PSL e PSD
Paulo Messina (MDB)MDB
Renata Souza (PSOL)PSOL, PCB e UP

Ainda que Paes e Crivella possam alcançar o segundo turno, abriu-se espaço para a construção de uma candidatura alternativa à polarização entre o ex-prefeito e o atual. Dois nomes têm potencial para ocupar esse espaço: a deputada estadual Martha Rocha (PDT) e o deputado federal Luiz Lima (PSL). O PSOL, embora seja forte no estado, reduziu a possibilidade de concorrer num segundo turno com a desistência do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) em sair candidato.

Atingida por sucessivos escândalos de corrupção nos últimos anos, a eleição na capital fluminense pode trazer muitas surpresas.

*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Análise ArkoArko AdviceEleiçõesEleições 2020política

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais