Início » Projeto de lei expande plano de recuperação econômica para todos os estados
EconomiaPolíticaUrgente

Projeto de lei expande plano de recuperação econômica para todos os estados

A+A-
Reset

Entre a lista de projetos do governo federal que ficaram em estado de espera durante a pandemia do novo coronavírus está o chamado “Novo Plano Mansueto”. A iniciativa propõe facilitar o acesso de estados e municípios ao financiamento de dívidas, desde que eles apliquem medidas para reequilibrar as contas públicas.

O projeto de rebalanceamento fiscal dos estados leva no apelido o nome do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto de Almeida. Isso porque o texto pretende resgatar os conceitos apresentados no projeto inicial, que, com a chegada da pandemia, acabou dando lugar à proposta de socorro emergencial de R$ 60 bilhões aos estados e municípios, considerada mais urgente. No final, a proposta se tornou a Lei Complementar 173, que, segundo a Instituição Fiscal Independente do Senado (IFI), não resolve a questão por depositar todos os custos sobre a União.

Apesar de ter objetivos semelhantes ao Plano Mansueto original, o texto definiu contrapartidas diferentes. Entre elas, a proibição de que fossem concedidos aumentos de salário a servidores e que novos cargos fossem criados.

Leia mais:

No começo de setembro, a última parcela do auxílio foi paga pelo governo federal, abrindo espaço para o retorno da discussão sobre o antigo Plano Mansueto. Já tramita na Câmara dos Deputados um novo texto com o objetivo de reavivar o antigo projeto. O PLP 101, apresentado pelo deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), deve voltar a se movimentar nos próximos dias, uma vez que o relator, Mauro Benevides Filho, vem dizendo em entrevistas que o relatório estará pronto nos próximos 20 dias.

O novo texto torna mais abrangente o benefício previsto na proposta original, englobando os estados que não estão endividados e também os superendividados. O projeto inicial levava em conta o índice de Capacidade de Pagamento dos Estados e do Distrito Federal (CAPAG), medida pelo Tesouro Nacional, que classifica os estados em uma escala que vai de A a D. Só eram aceitos estados na categoria “C”, que atualmente são 13.

Rio de Janeiro

A partir do novo projeto, o Rio de Janeiro, por exemplo, um dos estados categorizados como “superendividados”, vai poder ser atendido. O projeto também amplia o prazo do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que foi criado para beneficiar estados endividados com suspensão de dívidas por três anos em troca da redução de gastos. Até hoje só o Rio de Janeiro utilizou o benefício, que venceu agora em setembro.

“O Rio só vai ter alguma chance de sair do fundo do poço com a aprovação do PLP101/2020, que, entre outras coisas, amplia o prazo do RRF para até dez anos. Caso contrário, o estado corre o sério risco de voltar ao cenário caótico de 2017”, defende o deputado Pedro Paulo.

Ele também argumenta que as regras do RRF sejam revistas por meio do Plano Mansueto para que mais estados possam se enquadrar. O parlamentar cita Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais, que são considerados “endividados” ou “superendividados”.

A reavaliação do prazo já é defendida há alguns meses pela equipe econômica do governo federal. “Esse prazo, no caso do Rio de Janeiro, se mostra insuficiente hoje. Nós teremos que repensar a questão temporal no RRF. Se prorrogado for por mais três anos, irá até setembro de 2023. Ainda assim, a situação fiscal precisa ser reavaliada”, destacou o secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior, já no final do ano passado.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais