Início » Eleições municipais: MDB e DEM mostram força nas capitais – Análise Arko

Eleições municipais: MDB e DEM mostram força nas capitais – Análise Arko

A+A-
Reset
Notícias

O início da campanha para as eleições municipais de novembro mostra que os partidos de centro, principalmente MDB e DEM, são os mais competitivos na largada da disputa nas capitais. É o que aponta o levantamento realizado pela Arko Advice tendo por base as pesquisas de intenção de voto, de avaliação dos prefeitos e do cenário eleitoral. MDB e DEM são competitivos e têm chance de chegar ao segundo turno em oito capitais cada um (ver tabela).

PARTIDOSONDE É COMPETITIVO
MDBBoa Vista, Cuiabá, Goiânia, Maceió, Natal, Porto Alegre, Rio Branco e Teresina
DEMCuritiba, Florianópolis, Macapá, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís
PSBMacapá, Maceió, Porto Velho, Recife, Rio Branco, São Paulo e Vitória
PSDBJoão Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco e São Paulo
PodemosManaus, Porto Velho, Recife e São Luís
PSDBelo Horizonte, Campo Grande, Goiânia
RepublicanosSão Paulo, Rio de Janeiro e São Luís
PPJoão Pessoa e Rio Branco
PROSFortaleza e Palmas
AvanteManaus
PSLPalmas
PTBPorto Alegre
PDTAracaju e Fortaleza
CidadaniaAracaju e Vitória
PCdoBPorto Alegre e São Luís
PTRecife e Vitória
PSOLSão Paulo e Belém
PVJoão Pessoa
SDFortaleza

O MDB é o favorito em Boa Vista (Arthur Henrique), Cuiabá (Emanuel Pinheiro), Natal (Álvaro Dias) e Teresina (Dr. Pessoa).

O DEM, por sua vez, larga como favorito em Curitiba (Rafael Greca), Florianópolis (Gean Loureiro), Rio de Janeiro (Eduardo Paes) e Salvador (Bruno Reis).

Outro importante partido de centro, o PSDB também mostra competitividade. Os tucanos podem chegar ao segundo turno em seis capitais. Hoje, eles podem vencer em Rio Branco (Minorou Kimpara) e São Paulo (Bruno Covas).

A força eleitoral de MDB, DEM e PSDB ajuda a explicar a aproximação entre esses três partidos visando à construção de uma alternativa de centro para a sucessão presidencial em 2022.

Outra sigla de destaque é o PSB. Os socialistas podem chegar ao segundo turno em sete capitais, podendo vencer em Maceió (João Henrique Caldas) e Recife (João Campos).

PSD e Podemos também são legendas de centro com bom potencial. O PSD é o favorito em Belo Horizonte (Alexandre Kalil) e Campo Grande (Marquinhos Trad), além de ser competitivo em Goiânia (Vanderlan Cardoso).

O Podemos, favorito em São Luís (Eduardo Braide), pode passar para o segundo turno também em Manaus (Amazonino Mendes), Porto Velho (Léo Moraes) e Recife (Patrícia Domingos).

Outra sigla com potencial é o Republicanos, que pode disputar o segundo turno nas duas maiores capitais do país: São Paulo (Celso Russomanno) e Rio de Janeiro (Marcelo Crivella).

O PP também é competitivo em duas capitais: João Pessoa (Cícero Lucena) e Rio Branco (Tião Bocalom). Já o PSL, mesmo tendo tempo de TV e fundo partidário, deve chegar ao segundo turno apenas em Palmas (Vanda Monteiro).

No campo da esquerda, assim como ocorreu em 2016, o PT deve enfrentar grandes dificuldades. Apesar da possibilidade de os petistas chegarem ao segundo turno em Recife (Marília Arraes) e até vencerem a eleição, o PT poderá ser superado pelo PSOL, que, além de ser o favorito em Belém (Edmilson Rodrigues), pode chegar ao segundo turno em São Paulo (Guilherme Boulos). O PCdoB tem fôlego para concorrer no segundo turno em Porto Alegre (Manuela D’Ávila).

O PDT, que pode alcançar o segundo turno e vencer em Aracaju (Edvaldo Nogueira) e Fortaleza (José Sarto), deve superar o PT em número de conquistas nas capitais.

*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Análise ArkoArko AdviceEleiçõesEleições 2020Eleições Municipais

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais