Início » Reforma Tributária ainda tem muito a enfrentar – Análise Arko
Política

Reforma Tributária ainda tem muito a enfrentar – Análise Arko

A+A-
Reset

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) disse (08) que trabalha para apresentar até o fim deste mês o texto que consolida as propostas de Reforma Tributária em tramitação no Congresso: as PECs nº 45 e nº 110, somadas ao projeto do governo de unificar PIS e Cofins na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). A ideia é apresentar o texto no dia 30 de setembro e votá-lo na Comissão Mista até 12 de outubro, quando está previsto o encerramento dos trabalhos do colegiado.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), comentou que a reforma deve estar “madura” para ser votada a partir das eleições municipais marcadas para os dias 15 (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno). A partir do parecer do relator, o jogo deverá começar para valer. Depois, os próximos passos serão enfrentar a Comissão Especial da Câmara e o plenário, consideradas etapas mais difíceis. 

E vários atores já mandaram recados, anunciando que a votação tende a ser complicada. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as mudanças na cobrança de impostos para o setor poderão gerar aumento no preço dos alimentos e resultar em incremento na inflação oficial de 1,8 ponto percentual em 18 meses.

Governadores e prefeitos pressionam pela aprovação de um fundo para compensar eventuais perdas com a Reforma Tributária. Segundo Vanessa Canado, assessora especial do Ministério da Economia, a União não tem condições de colocar recursos novos em um novo fundo e já divide com os governos regionais boa parte da arrecadação disponível sobre consumo e renda.

Saiba mais:

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), afirmou que o Congresso não incluirá estados e municípios na reforma sem um fundo de compensação para os que perderem arrecadação.

Já os secretários de Fazenda das 26 capitais são contra a unificação do ISS ao ICMS e a outros tributos dentro de um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), previsto na PEC nº 45 e na PEC nº 110, que tramitam, respectivamente, na Câmara dos Deputados e no Senado.

Os problemas não se referem apenas ao conteúdo da proposta, mas também ao calendário apertado, como temos falado. As eleições municipais reduzirão de forma expressiva o quórum entre outubro e novembro. Depois, entra a sucessão no Congresso.

*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais