Início » Brexit: Reino Unido prepara saída sem acordo comercial

Brexit: Reino Unido prepara saída sem acordo comercial

A+A-
Reset
Internacional

O Reino Unido iniciou uma nova rodada de negociações comerciais do Brexit nesta terça-feira (8) com um alerta à União Europeia de que está acelerando os preparativos para sair do bloco sem um acordo, à medida que ambos os lados brigam sobre regras que se aplicam a quase 1 trilhão de dólares em comércio.

Somando-se a uma sensação de crise, a moeda e as ações britânicas operavam em queda, enquanto o Financial Times disse que o chefe do departamento legal do governo britânico renunciou em desacordo com o gabinete do primeiro-ministro, Boris Johnson.

O Reino Unido deixou a UE em 31 de janeiro, mas as negociações sobre novos termos comerciais avançaram pouco, enquanto o relógio continua avançando até o prazo final de outubro e, em seguida, o fim do acordo de transição ao final de dezembro.

Enquanto diplomatas avaliavam se Johnson estava blefando ou falava sério sobre permitir um final tumultuado para a saga de quatro anos do Brexit, seu negociador-chefe disse mais uma vez que o Reino Unido não teme uma saída sem acordo.

A perspectiva de um divórcio complicado entre as economias de 16 trilhões de dólares da UE e de 3 trilhões de dólares do Reino Unido pressionava a libra a mínimas em duas semanas, com os operadores apostando que há mais volatilidade por vir.

(Agência Brasil)

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais