Início » Nova Lei do Gás é aprovada na Câmara

Nova Lei do Gás é aprovada na Câmara

A+A-
Reset
EconomiaNotíciasPolíticaUrgente

Projeto facilita a entrada de investidores privados no setor e impede que uma só empresa domine toda a cadeia de produção e distribuição

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (1º) o projeto da Nova Lei do Gás (PL 6407/13). O texto, que passou sem modificações, tem o objetivo de facilitar a participação privada no setor de transporte do gás natural no país, a partir da diminuição da burocracia. Agora, a proposta segue para apreciação do Senado.

A principal mudança trazida pelo PL é o fim do modelo de concessão para a construção de gasodutos. Em vez disso, é instituído um modelo de autorização, que simplifica a entrada de empresas privadas no setor – basta que uma chamada pública seja realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Outro ponto da lei é a proibição de que uma mesma empresa atue em diversos pontos ao longo da cadeia de produção e distribuição de gás. Com a regra, a Petrobras, que faz a extração do produto, não vai poder ser sócia de transportadoras. Além disso, o projeto libera que todas as empresas distribuidoras acessem a infraestrutura de gás que existe no país.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a maior concorrência pode derrubar até pela metade o preço do gás natural no país. Governo e parlamentares apoiadores do projeto estimam que a nova lei atraia entre 40 e R$ 60 bilhões em investimentos privados.

Leia mais:

O projeto vem sendo tratado como prioridade pelo Governo Federal, como forma de alavancar investimentos no pós-pandemia. O presidente Jair Bolsonaro chegou a fazer uma viagem ao lado do relator do texto, deputado Laércio Oliveira (PP-SE) para divulgar a proposta.

O tema gerou discussão na Câmara, já que parlamentares da oposição se opuseram à diminuição da participação da Petrobras no setor, classificando a abertura do mercado como um “desmonte” da estatal. “Da maneira como está colocado, o objetivo principal é facilitar a vida e os lucros. Por exemplo, os dutos que pelo mundo afora levam o gás não vão ter mais investimento, porque a PETROBRAS não vai mais entrar nessa”, defendeu o deputado Vicentinho (PT-SP), que defende que o Estado injete recursos na expansão da infraestrutura de distribuição.

Frente a um pedido de destaque para que a mudança no regime de exploração fosse votada separadamente, o relator da proposta, deputado Laércio Oliveira, esclareceu: “A autorização está restrita apenas aos dutos de transporte. A concessão continua existindo para exploração e produção de gás natural. Os contratos de concessão e os contratos de partilha de produção continuam sendo sob o regime de concessão”, explicou.

Já o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), defendeu que a estatal não tem condições de expandir o fornecimento do produto. “O problema não é só o preço alto; a ausência da concorrência, como existe hoje, com uma estrutura de legislação arcaica, cartelizante, não permite que o gás natural chegue às indústrias e ao consumidor. O Triângulo Mineiro perdeu, há poucos anos, uma indústria petroquímica, uma indústria que produzia adubos. O maior país agrícola do mundo, que é o Brasil, importa os nitrogenados, os adubos essenciais para a produção de grãos. E por quê? Porque não tem gás? Não, mas porque não tem investimento”, argumentou.

Câmara dos DeputadosEconomiaGás NaturalNova lei do GásVotação

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais