Início » Empresa norueguesa planeja primeiro parque eólico offshore do Brasil

Empresa norueguesa planeja primeiro parque eólico offshore do Brasil

A+A-
Reset
Economia

Equinor Brasil entrou com pedido de licenciamento no IBAMA. Além de ser o primeiro projeto do tipo em alto-mar, parque eólico pode ser o maior do país

Enquanto o noticiário de infraestrutura é tomado pela discussão da expansão do gás na matriz energética brasileira, um empresa norueguesa entrou com um pedido no IBAMA para colocar em prática o maior projeto de geração de energia eólica do Brasil. A empresa norueguesa Equinor solicitou o licenciamento para dois parques eólicos offshore, ou seja, em alto mar. A infraestrutura deve ser construída em localidade próxima ao Rio de Janeiro e o Espírito Santo, tendo capacidade para abastecer dois milhões de casas – é o maior projeto para geração de energia eólica já iniciado no país.

O ramo da energia eólica tem se expandido nos últimos anos no mundo. Empresas exploradoras de petróleo recorrem à nova matriz energética como forma de diminuir a emissão de carbono. O modelo de instalação das usinas no mar já tem grande difusão, por exemplo, no Reino Unido, que tem o maior parque eólico offshore do mundo.

A própria Petrobrás tinha um plano para instalação de eólicas offshores no Rio Grande do Norte, mas desistiu em março deste ano.

EconomiaEnergia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais