Início » Ministério da Infraestrutura anuncia obras entre Brasil e Uruguai
EconomiaInternacionalPolíticaUrgente

Ministério da Infraestrutura anuncia obras entre Brasil e Uruguai

A+A-
Reset

Objetivo é aproximar os dois países e incentivar o comércio

Na última segunda-feira (17) o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou que o governo federal vai publicar uma licitação para fortalecer a ligação entre Brasil e Uruguai. Trata-se de uma nova ponte sobre o Rio Jaguarão, no Rio Grande do Sul. A obra deve custar R$ 150 milhões. O plano também inclui a restauração da antiga Ponte Barão de Mauá, no município de Jaguarão.

Além da ligação por terra, o ministro anunciou que serão realizados estudos para viabilizar o transporte por hidrovia. Para isso, é preciso que seja feita a desobstrução e sinalização do rio.

O anúncio foi feito depois de uma reunião por videoconferência com o  ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai, Luís Alberto Héber. Com as obras, o Brasil pretende estreitar laços com os países vizinhos. “A partir de agora vamos chamar os outros países parceiros, como Argentina e Paraguai, para estabelecer as metas para que essa agenda possa ser efetivada e fortalecer a economia nas nossas fronteiras”, declarou Tarcísio.

O Uruguai é um importante importador do combustível brasileiro. Além disso, o Brasil também vende ao vizinho erva mate, carne e automóveis. Já o Uruguai fornece trigo, malte e arroz.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais