Início » Brasil e EUA em rota de colisão sobre taxas de derivados de cana-de-açúcar
EconomiaInternacional

Brasil e EUA em rota de colisão sobre taxas de derivados de cana-de-açúcar

A+A-
Reset

Na última semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a política de seu país se baseia na reciprocidade, e em tom de ameaça, afirmou que se o Brasil impor tarifas, ele fará uma equalização.

A fala do presidente americano gerou respostas do governo federal. O secretário de Comércio e Relações Internacionais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Orlando Leite Ribeiro, destacou que o Brasil aceita reduzir desde que os EUA façam o mesmo com o açúcar brasileiro.

Orlando disse também que não é possível falar de reciprocidade em setores que interessam apenas a um dos lados, e que está disposto a conceder o mesmo tratamento para ambos produtos derivados da cana.

O atual acordo prevê isenção de tarifas nas importações de até 750 milhões de litros de etanol por ano. Ao atingir esse valor, a tarifa passa a ser de 20%. O apelo dos parlamentares norte-americanos é que essa tarifa seja zerada. Já o apelo dos políticos nordestinos é de que essa taxa não seja reduzida por causa da competição com o etanol do nordeste, uma vez que a entrada do produto norte-americano no Brasil acontece pelo porto da região.

O prazo desse acordo está previsto para encerrar no final deste mês e, por esse motivo, as atenções estão voltadas para os derivados da cana-de-açúcar. Antes, a cota era de 600 milhões por ano, mas foi aumentada no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro como uma ação diplomática de Trump.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais