Início » Bolsonaro tenta fortalecer relação com Congresso mas ritmo de derrotas não diminui

Bolsonaro tenta fortalecer relação com Congresso mas ritmo de derrotas não diminui

A+A-
Reset
PolíticaUrgente

Segundo levantamento, Bolsonaro já teve mais vetos revertidos do que os quatro presidentes anteriores

Os esforços do presidente Jair Bolsonaro para receber apoio de parlamentares, principalmente do Centrão, não evitaram que o governo sofresse uma série de derrotas no Congresso. De 2019 até aqui, os parlamentares reverteram o veto do presidente em 24 projetos. De acordo com levantamento da Folha de S.Paulo, bolsonaro teve mais vetos derrubados do que os quatro presidentes que o antecederam. Em segundo lugar está Michel Temer (MDB) que teve 21 vetos revertidos.

Leia mais:

Desde que foi eleito presidente, Bolsonaro tem adotado uma postura de distanciamento com o Congresso, evitando negociar posições no Executivo por apoio. A situação começou a mudar em meados de abril, quando pedidos de impeachment começaram a aflorar e o presidente passou a evitar conflitos entre as instituições. O governo também tem tentado fortalecer a relação com o Legislativo, principalmente com o Centrão, para aprovar a agenda de reformas de Paulo Guedes.

Contudo, os esforços não impediram que o governo sofresse derrotas. Só na última quarta-feira (12), os parlamentares derrubaram cinco vetos de Bolsonaro – três totais e um parcial.

políticaVetos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais