Início » Após debandada na economia, Bolsonaro tenta renovar votos com Guedes
EconomiaPolíticaUrgente

Após debandada na economia, Bolsonaro tenta renovar votos com Guedes

A+A-
Reset

Para conter crise na equipe econômica, presidente reuniu Guedes, Maia, Alcolumbre e ministros para dizer “nós respeitamos o teto de gastos”

Depois que o Ministério da Economia sofreu duas baixas na última terça-feira (11), com a saída dos secretários da desestatização (Salim Mattar) e da desburocratização (Paulo Uebel), o presidente Jair Bolsonaro veio a público nesta quarta (12) declarar que não vai furar o teto de gastos.

O compromisso firmado publicamente foi visto como uma forma de acalmar Paulo Guedes, por meio de uma renovação de votos do governo com a pauta econômica. O gesto foi feito depois que os dois subordinados do ministro deixaram a pasta justamente por falta de avanço na agenda liberal defendida pelo chefe, seja por falta de ação de Bolsonaro, seja por dificuldade na coalizão com o Congresso.

Leia mais:

Pandemia reacende discussão sobre fim do teto de gastos

Entre os cotados à presidência da Câmara, manutenção do teto de gastos é consenso

O teto de gastos é encarado pelo Guedes como uma medida importante para manter a economia brasileira no rumo, ao evitar um aumento da dívida pública e da inflação. De acordo com a coluna de Valdo Cruz, no G1, o próprio Ministro da Economia também poderia abandonar o barco caso a regra fosse burlada pelo governo.

“Nós respeitamos o teto dos gastos. Queremos a responsabilidade fiscal. E o Brasil tem como realmente ser um daqueles países que melhor reagirá à questão da crise”, disse o Bolsonaro, ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

“A agenda e a reunião proposta pelo presidente Bolsonaro é para nivelar as informações dessa agenda de responsabilidade fiscal. A gente tem uma emenda constitucional que foi construída a várias mãos, limitando os gastos públicos. Precisamos formar o convencimento da sociedade dessa agenda”, acrescentou Alcolumbre.

Recado à equipe

A declaração de Bolsonaro também funciona como um alinhamento com seus ministros. Depois da “debandada”, Guedes fez questão de frisar que algumas tentativas para furar o teto de gastos vinham de dentro do próprio governo. E mandou avisar: “Não haverá nenhum apoio do Ministério da Economia a ministros fura-teto. Se tiver ministro fura-teto, eu vou brigar com o ministro fura-teto.”

A fala é uma referência aos ministros da Casa Civil, Braga Netto, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que planejavam investimentos usando créditos extraordinários, driblando o teto. Marinho estava presente na reunião de conciliação desta quarta, junto do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e do deputado Arthur Lira (PP-AL).

A rigidez seria porque, na análise de Guedes, burlar a regra pode derrubar o presidente. “Os conselheiros do presidente que estão aconselhando a pular a cerca e furar teto vão levar o presidente para uma zona sombria, uma zona de impeachment, de irresponsabilidade fiscal. O presidente sabe disso, o presidente tem nos apoiado”, declarou.

A regra do teto de gastos foi criada em 2016 por meio de uma emenda constitucional e limita as despesas do governo. O valor disponível em um ano corresponde ao orçamento do ano anterior corrigido com base na inflação.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais