Início » UE pede suspensão de tarifas alfandegárias cobradas pelos EUA
Conexão Wall StreetInternacional

UE pede suspensão de tarifas alfandegárias cobradas pelos EUA

A+A-
Reset

O comissário europeu de Comércio, Phil Hogan, pediu ao governo norte-americano, na última sexta-feira (24), que retire com urgência as tarifas por eles consideradas “ injustificadas” sobre produtos de origem europeia, depois do acordo que findou o conflito comercial entre a Boeing e a Airbus, o qual vinha sendo mediado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Segundo Hogan, em comunicado, as tarifas aduaneiras que vinham sendo cobradas “não são aceitáveis” e a União Europeia havia feito “propostas específicas para alcançar um resultado negociado” no contexto dessa disputa.

Em outubro de 2019, a OMC autorizou os EUA a imporem tarifas alfandegárias sobre produtos europeus, em um pacote de US$ 7,5 bilhões. Contudo, considerou ilegais os subsídios concedidos à Airbus pelo bloco econômico, pois tais facilitações tinham efeitos adversos sobre a economia americana ao longo dos últimos 14 anos. Desde então, os EUA são acusados de subsidiar a Boeing, e a UE, a Airbus.

Agora, a ameaça que a Comissão Europeia faz é de que poderá fazer “uso pleno dos seus próprios direitos de sanção” caso os EUA não suspendam imediatamente essas tarifas indevidamente cobradas da União Europeia.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais