Início » Tensão entre China e EUA aumenta; China promete retaliação
Internacional

Tensão entre China e EUA aumenta; China promete retaliação

A+A-
Reset

Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou que o país vive a pior situação com os Estados Unidos desde 1979, quando as relações diplomáticas entre as duas nações foram estabelecidas. Segundo o chanceler, a China nunca teve a intenção de desafiar ou substituir os EUA, e não tem a intenção de entrar em uma confrontação total.

Os embaixadores da China e dos Estados Unidos no Brasil trocaram acusações nas redes sociais nos últimos dias. Na última sexta-feira (10), o embaixador norte-americano Todd Chapman compartilhou um relatório do Departamento de Estados dos EUA em que acusa o Partido Comunista Chinês de realizar esterilização em massa de mulheres da etnia uigure, uma minoria étnica no país asiático.

O embaixador chinês Yang Wanming respondeu que a missão de Chapman é “especial, que é atacar a China com boatos e mentiras”. A troca de acusações entre os embaixadores é um reflexo da guerra comercial e da tensão nas relações diplomáticas entre os países.

Nesta segunda-feira (13), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o país asiático causou grande dano ao mundo e logo em seguida chamou o coronavírus de vírus chinês. Em março deste ano, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou que a culpa pela pandemia de Covid-19 no mundo tem nome e sobrenome: o Partido Comunista Chinês.

O gigante asiático afirmou que irá retaliar contra autoridades e instituições americanas, após a imposição de sanções a líderes do Partido Comunista. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, ressaltou que Pequin irá definitivamente revidar as sanções que ameaçam sua soberania, segurança e desenvolvimento.

A retaliação pode ser uma grande oportunidade para o mercado brasileiro, uma vez que se a China não se abastecer nos Estados Unidos, ela vai recorrer ao Brasil, conforme avaliação do analista Enio Fernandes, da Terra Agronegócio.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais