Início » Mesmo com pressão contrária, representante comemora acordo UE-Mercosul

Mesmo com pressão contrária, representante comemora acordo UE-Mercosul

A+A-
Reset
Internacional

Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, sinalizou que o bloco deverá selar o acordo, com novos acertos políticos e institucionais, com o Mercosul e que está finalizado.

Borrell fez o pronunciamento durante a Cúpula do Mercosul e, ao afirmar ser um prazer ver o trabalho de 20 anos se concretizar, considerou o acordo como “moderno, ambicioso, amplo e equilibrado”. O representante da União Europeia lembrou dos vários obstáculos que tiveram de ser superados para o acordo chegar perto de ser concretizado.

As manifestações positivas de Borrell acontecem após uma série de ataques ao acordo, por parte de alguns países europeus, motivados por serem contrários à política ambiental do governo brasileiro. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que assumiu interinamente a presidência do bloco, foi pressionada por entidades de direitos humanos a não assinar o acordo com o Mercosul.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais