Início » Justiça determina que GDF suspenda flexibilização do isolamento social

Justiça determina que GDF suspenda flexibilização do isolamento social

A+A-
Reset
CoronavírusPolíticaUrgente

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, determinou que o Governo do DF (GDF) suspenda o Decreto nº 40.939/2020, que autorizava a reabertura de comércios, salões de beleza, academias e escolas. Poucos dias antes, o GDF decretou estado de calamidade pública.

O magistrado compreendeu que a flexibilização do distanciamento e isolamento social, apesar de indicar protocolos e medidas de segurança, não ocorre no momento adequado. “O conteúdo do decreto, em si considerado, não merece censura, mas o momento da flexibilização e a ausência de estudo técnico sobre a pertinência da reabertura neste período crítico, é que merecem reprovação”, pontuou.

A questão central é a falta de respaldo técnico e científico para justificar a flexibilização, considerando que o colapso do sistema de saúde pode estar próximo, já que os leitos de UTIs estão no limite máximo da capacidade. Portanto, o GDF tem 24 horas para suspender os efeitos do decreto até que apresente estudos técnicos e científicos da área de saúde pública, médicos, sanitaristas ou cientistas para respaldar as medidas. Ainda cabe recurso da decisão.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais