Início » Guedes x PSDB

Guedes x PSDB

A+A-
Reset
EconomiaPolítica

Continua a troca de farpas entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o PSDB. Hoje (7), os tucanos postaram nas redes sociais oficiais do partido que “durante o primeiro mandato de FHC, 80 empresas foram privatizadas em setores como a telefonia e a siderurgia. Já estamos quase na metade do mandato e até agora Paulo Guedes só vendeu ilusão”.

A reação do PSDB é consequência de uma fala de Guedes à CNN, no ultimo domingo (5), quando criticou o Plano Real ao dizer que “isso é muito da mitologia brasileira. Teme um plano que foi o melhor do mundo. Não. Se o plano fosse tão extraordinário, não perdiam quatro eleições seguidas”.

Vale registrar que ainda no domingo, o PSDB havia respondido a Paulo Guedes também nas redes sociais: “De excepcional o ministro Paulo Guedes não tem nada. Mergulhou o Brasil numa recessão econômica já no primeiro trimestre deste ano e demorou a reagir quando o país mais precisava durante a pandemia. Hoje não tem um plano coerente para os próximos anos”.

Apesar das críticas mútuas entre Guedes e os tucanos, o episódio não deve trazer maiores problemas ao governo, pois o PSDB não faz parte do chamado centrão, grupo que aproximou do presidente Jair Bolsonaro no ultimo mês e hoje contitui uma base em torno de 200 deputados de apoio ao Palácio do Planalto no Câmara dos Deputados.

Vale registrar também que, apesar do duelo narrativo, a agenda econômica de Guedes é similar a do PSDB. Assim, na votação das reformas econômicas, a tendência é que os tucanos apoiem tais medidas.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais