Início » Desistência de Datena não reduz imprevisibilidade do cenário na capital paulista

Desistência de Datena não reduz imprevisibilidade do cenário na capital paulista

A+A-
Reset
ArtigosPolítica

Apesar do adiamento das eleições municipais para novembro, as peças se movem no tabuleiro de São Paulo (SP). Na semana passada, foi confirmada a desistência do apresentador da TV Bandeirantes, José Luiz Datena, que recentemente se filiou ao MDB, em ser candidato à prefeitura da capital. A tendência é que o MDB apoie à reeleição do prefeito Bruno Covas (PSDB).

Há ainda duas peças importantes que não decidiram seu futuro político e continuam no páreo com pré-candidatos. O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP), que concorreu ao cargo em 2012 e 2016, ficando em terceiro lugar nas duas oportunidades, e a ex-prefeita e ex-senadora Marta Suplicy (SD).

Russomanno é especulado como um potencial candidato à vice-prefeito na chapa de Bruno Covas. Com base do eleitorado conservador e trânsito junto aos evangélicos, Russomanno agregaria a Covas parte do voto de direita.

Marta, por sua vez, é vista como uma possível vice do ex-governador Márcio França (PSB), que deverá concorrer, e já garantiu o apoio do PDT. Apesar dessa especulação, o PDT lançou o sindicalista Antonio Neto como possível vice de Márcio e deseja ocupar a vaga.

Outros nomes que aparecem no páreo são a deputada federal Joice Hasselman (PSL), o deputado estadual Artur do Val (Patriota), também conhecido como “Mamãe Falei”, o deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP), o ex-deputado federal Jilmar Tatto (PT), e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP). O PSOL, que ainda não definiu oficialmente seu candidato, anunciará seu representante em 19 de julho, quando realizará prévias.

O mais provável é que o PSOL seja representado pela chapa unindo o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, que concorreu ao Palácio do Planalto em 2018, e a ex-prefeita Luiza Erundina, que seria sua vice. Entretanto, a deputada federal Sâmia Bomfim e o deputado estadual Carlos Giannazzi também figuram como pré-candidatos.

Mesmo com a desistência de Datena, que seguirá como apresentador na TV Bandeirantes e analisará uma possível candidatura ao Senado em 2022, o cenário na capital paulista ainda está bastante indefinido.

Duas peças fundamentais como Celso Russomanno e Marta Suplicy ainda estão com seu futuro político indefinido. Bruno Covas, que tem o potencial de construir uma aliança competitiva numa composição com partido do centrão, terá que enfrentar o impacto da recessão econômica e os ataques que sofrerá por ter implementado o isolamento social. Além disso, Covas continua travando uma luta contra o câncer.

E pesa sobre o PSDB o desgaste as investigações em curso no âmbito da Operação Lava Jato contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e o senador José Serra (PSDB-SP), repercutindo negativamente na imagem dos tucanos em SP.

Embora o bolsonarismo seja uma força social expressiva na capital paulista, ainda não há um nome que capitalize esse voto. Hoje, a direita paulistana está fragmentada entre Joice Hasselmann e Artur do Val – que são dissidentes do bolsonarismo, mas ainda preservar uma simpatia à direita – Marco Feliciano e Celso Russomanno.

O mesmo ocorre na esquerda, que historicamente costuma fazer entre 20% a 30% dos votos na cidade. Apesar da força do lulismo na periferia da capital, Jilmar Tatto anima pouco as bases do PT. Marta Suplicy ainda está jogo. Márcio França é pré-candidato e o PSOL caminha para ter um chapa à esquerda através da provável dobradinha Boulos/Erundina.

Conforme podemos observar, a imprevisibilidade do cenário eleitoral em SP é alta. Não é por acaso que Bruno Covas deseja ter Celso Russomanno como seu vice e caminhar para a direita.

Caso Russomanno componha com Bruno Covas, crescem as chances do prefeito estar no segundo turno. França, caso consiga atrair Marta, poderá crescer no páreo. Com o PT desgastado, hoje a chapa Boulos/Erundina teria mais densidade eleitoral que a chapa petista.

Porém, uma eventual divisão das esquerdas, poderá deixar as esquerdas, mais uma vez, de fora do segundo turno.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais