Início » Centro de Operações Espaciais em Brasília é inaugurado
Defesa e segurança

Centro de Operações Espaciais em Brasília é inaugurado

A+A-
Reset

A inauguração do Centro de Operações Especiais Principal (Cope) ocorreu nesta terça-feira (23), em Brasília. O Cope será a sede do centro de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), para garantir o funcionamento de todos os serviços do SGDC.

O satélite é monitorado pela Telebras e pelas Forças Armadas e completou três anos no espaço. Ele é importante para a ampliação da internet de banda larga no país e também apoia atividades desenvolvidas por instituições governamentais e militares, por exemplo, alcançando navios da Marinha nos oceanos e as tropas do Exército nos Pelotões de Fronteiras.

O Cope é referência tanto nacional quanto internacional pela modernidade e complexidade das instalações. O centro possui certificação máxima de segurança em ambientes de “missão crítica”, o padrão Tier 4. Além disso, o Cope também apoia outros satélites remotos que auxiliam, por exemplo, a Operação Verde Brasil, de combate à incêndios e o desmatamento na Amazônia.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais