Início » Coronavírus eleva tensão econômica entre Austrália e China

Coronavírus eleva tensão econômica entre Austrália e China

A+A-
Reset
EconomiaInternacional

A tensão econômica entre a China e a Austrália se intensificaram nos últimos dias, puxada pela pandemia de coronavírus, que ameaça um fluxo de dinheiro bilionário. Tudo começou quando a Austrália solicitou uma investigação internacional independente acerca das origens do novo coronavírus.

Enquanto a Austrália se prepara para a reabertura econômica pós quarentena e está a beira da primeira recessão em quase 30 anos, a China barrou parcialmente a importação de carne bovina australiana. Em seguida, impôs 80% de tarifas à cevada australiana.

Por fim, a China aconselhou seus cidadãos a evitarem viagens para a Austrália, afirmando haver um aumento de ataques racistas contra asiáticos. O terceiro e o quarto maiores mercados estrangeiros da Austrália são, respectivamente, educação e turismo. Os estudantes chineses somam 28% dos estudantes internacionais do país australiano.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morisson, declarou que “Nunca nos deixaremos intimidar por ameaças ou negociaremos nossos valores em resposta à coerção, venha de quem vier”. Para Kerry Brown, especialista em política chinesa, os dois países se expuseram diplomaticamente.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais