Início » UE e EUA interrompem negociações comerciais

UE e EUA interrompem negociações comerciais

A+A-
Reset
Conexão Wall StreetEconomia

As negociações comerciais dos Estados Unidos com a União Europeia sobre os subsídios às fabricantes de aeronaves sofreu um revés. O objetivo das negociações era prolongar a trégua de 2018 e evitar a guerra de tarifas, no entanto, foram as tratativas foram interrompidas. O foco de Washington agora são as eleições que se aproximam e o combate aos impactos da Covid-19. A postura americana frente à China, às organizações internacionais e à presença militar na Europa intensificou o caminho para uma guerra tarifária entre as duas potências.

A UE tem um processo na Organização Mundial do Comércio (OMC) em que questiona a legalidade dos subsídios que os Estados Unidos concederam à Boeing. A decisão, segundo o comissário europeu do Comércio, Phil Hogan, deve sair em julho. Caso a OMC dê razão à UE, o bloco poderá fixar tarifas de bilhões de euros sobre as exportações norte-americanas. Em outubro, a OMC também autorizou aos Estados Unidos a impor tarifas de US$ 7,5 bilhões sobre importações europeias, em um processo em que os norte-ameriicanos contestaram a legalidade dos apoios à Airbus. A UE queria evitar esse conflito, até pela ameaça dos EUA de impor tarifas sobre os automóveis europeus.

A expectativa é que qualquer avanço nas negociações ocorra somente depois de novembro, após as eleições presidenciais norte-americanas. Para o secretário de Comércio da UE, as duas partes estão distantes de um acordo. Hogan disse aos ministros europeus para esperarem que a retórica do presidente americano, Donald Trump, seja mais incisiva ao ameaçar a aplicação de taxas à Europa em troca de que as tarifas sobre importações de produtos americanos sejam abaixadas. Também será mais frequente Trump pontuar que os EUA estão sendo “roubados” pelos parceiros comerciais.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais