Início » Comitê do Congresso dos EUA se opõe a acordos com o Brasil
Conexão Wall StreetInternacional

Comitê do Congresso dos EUA se opõe a acordos com o Brasil

A+A-
Reset

O Comitê de Assuntos Tributários (Ways and Means) da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos barrou a possibilidade de expandir acordos econômicos com o Brasil, por meio de uma carta assinada por 24 deputados democratas destinada ao representante comercial do governo, Robert Lightizer.

Segundo o documento, o governo do presidente Jair Bolsonaro demonstra uma total desconsideração pelos direitos humanos básicos e a aproximação entre os EUA com o Brasil iria minar os esforços dos defensores dos direitos humanos, trabalhistas e ambientais brasileiros para promover o estado de direito e proteger e preservar comunidades marginalizadas.

O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, afirmou que essa ação inédita da Comissão americana impede qualquer cenário de negociação e completou que neste momento, Brasil e EUA têm outras coisas com que se preocupar do que em fazer um acordo comercial.

O governo brasileiro decidiu responder à carta dos deputados americanos e propor, por meio do embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, uma oportunidade de diálogo com os democratas para corrigir percepções distorcidas ou exageradas acerca do cenário atual.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais