Início » O investidor estrangeiro olha para a política antes de qualquer coisa
Artigos

O investidor estrangeiro olha para a política antes de qualquer coisa

A+A-
Reset
  • Atualmente, os investidores estrangeiros acompanham o detalhe do dia a dia e se interessam por particularidades que nem sempre entravam em discussão
  • País gera incertezas devido à expectativa de mudanças, sejam elas para o lado positivo ou negativo
  • Mesmo assim, o Brasil ainda mantém um fluxo relativamente alto de ingresso de capital estrangeiro

Já foi o tempo em que o investidor estrangeiro tinha um conhecimento raso sobre a política brasileira. Lembro, há muitos anos, quando vinha a Nova York para uma sequência de reuniões com investidores, que ao menos metade dessas reuniões eram voltadas para desmistificar interpretações caricatas sobre o Brasil. Hoje, o quadro se inverteu. Muitos estão bem informados, acompanham o detalhe do dia a dia e se interessam por particularidades que nem sempre entravam em discussão.

Há uma preocupação crescente em relação ao Brasil. Não necessariamente pelo risco de o País “se tornar uma Argentina”, como alguns gostam de colocar, mas uma preocupação em relação ao grau de incerteza que o Brasil passou a apresentar. A incerteza e a instabilidade derivam da expectativa de mudanças, sejam elas para o lado positivo ou negativo.

O IDE chega ao País pelo potencial de ganho a longo prazo e respeito à propriedade privada. O IDE também chega em um emergente por duas razões: ou o país oferece boas taxas de retorno ou é um país muito barato. O capital especulativo traz capital principalmente por conta do diferencial de juros disponível. Em 2015, tínhamos juros a 14%; hoje, cinco anos depois, as taxas de juros batem os 3%. Logo, o diferencial de juros não é mais uma forma atraente para o capital.

O capital produtivo também se sentia atraído pela taxa de retorno oferecida pelos juros altos. Afinal, tivemos uma importante parcela de Investimento Estrangeiro Direto na forma de participação de capital e empréstimos intra-companhias, a fim de aproveitar a taxa de juros no Brasil. Esses empréstimos intra-companhias também beneficiavam projetos de expansão desse capital produtivo (aumento de plantas, expansões etc.). Naturalmente, o capital produtivo que entrava no País tinha um ciclo de retorno mais lento na extração de lucros e dividendos.

No entanto, o Brasil ainda mantém um fluxo relativamente alto de ingresso de capital estrangeiro. Segundo análise do economista Lívio Ribeiro, do IBRE – FGV, e corroborada por ao menos cinco grandes fundos de investimentos de Wall Street que atuam no Brasil há décadas, importante parte desse capital é voltada para fluxo de manutenção e não necessariamente para investimento novo. Além disso, um ingresso grande de investimento externo não evita a saída de um outro volume significativo.

Por outro lado, estruturalmente, é impossível para o investidor do chamado “capital produtivo” não olhar para o Brasil como um destino de investimentos. O tamanho da população, o fato de ser uma das maiores democracias do planeta e de estar sempre entre as 10 maiores economias do mundo são fatores que chamam a atenção de qualquer investidor que busque retornos de alta escala.

O Brasil é relativamente seguro em comparação a vários outros países emergentes. Não temos casos de expropriação desde a década de 1960, dispositivos constitucionais são respeitados e não há discriminação de capital. Mesmo com incerteza e volatilidade, não existem casos extremos de alguém ser “roubado” pelo governo. Certamente, temos decisões governamentais que levaram a perdas, algumas vezes até a grandes perdas, mas todas dentro das regras institucionais.

Um tema recorrente nos últimos dias de conversa com investidores estrangeiros foi exatamente o diferencial que o Brasil pode colocar na mesa. Se a taxa de retorno via diferencial de juros não é vista como um atrativo, o fato de o Brasil se tornar barato pode sim ser atraente para o investidor estrangeiro.

Essas expectativas, aliadas ao fato de que o Brasil não oferece diferencial de juros como taxa de retorno, fazem com que a desvalorização cambial seja um dos fatores que instigariam o investidor para trazer capital produtivo ao País, pois encontraria aqui barganhas interessantes. No entanto, um ponto crítico de incerteza dentro dessa nova oportunidade que se desenha, é a instabilidade política aliada às complexidades tributária, trabalhista e até mesmo energética.

Uma média na expectativa entre alguns clientes nessa semana indica que o Real pode terminar o ano a 7,00 – 7,30 em relação ao dólar. Existem outros mais otimistas que ficam na casa dos 6,40. A queda do PIB poderia ficar em 6% e teríamos uma recuperação menor em 2021, que não nos traria de volta ao patamar pré-covid. Entre eles, há o temor de uma profunda instabilidade política que dure ao menos pelos próximos dois anos.

A taxa de juros, que deve refletir de alguma forma o risco do país, não está mostrando o risco que o Brasil representa para esses investidores. O risco não precisa ser definido pelos aspectos econômicos, mas, substancialmente, pelos políticos. Como a taxa de juros não reflete esse aspecto, na visão de alguns desses investidores isso gera desequilíbrio. A busca pelo equilíbrio se dá na desvalorização do câmbio a tal forma, que, quando este se valorizar novamente, trará ganhos importantes para o investidor.

“Não tenho a confiança de que o teto do câmbio seja baixo”, foi o argumento de um gestor de um fundo de Boston. Além disso, uma profecia autorrealizável — alimentada por crescentes preocupações em torno do quadro fiscal — pode ocorrer se o câmbio gerar uma crise de confiança tão grande que seja lógico tirar dinheiro do País o quanto antes.

No fim, a confiança não precisa estar ancorada em notícias boas ou em reformas apenas. Ela precisa transmitir ao investidor que a linha de raciocínio e de tomada de decisões de um governo é identificável, previsível e uniforme.

A percepção de importantes fundos que estão olhando para o Brasil fala de uma sensação de incerteza maior do que a de oportunidade. Entendem que o Ministro da Economia Paulo Guedes pode sim ter uma mentalidade pró-reformas, mas não se sentem confortáveis em cravar que o Palácio possui essa mesma mentalidade.

“A definição de ‘direita’ que vemos no Brasil não é a mesma que vemos nos EUA”, disse o gestor de um fundo americano que investe em infraestrutura, “todo mundo fala muito no Brasil, o tempo todo. Não há problema quando seguem a mesma linha, mas existem muitas contradições, e isso agrega incerteza”, finalizou.

Sim, a política causa mais incerteza do que qualquer coisa. O que influencia a decisão de investimentos é a expectativa de realidade ou a de previsibilidade da trajetória. Essa semana ouvi muito sobre a necessidade de segurança que deve partir do meio político brasileiro, a favor de decisões racionais e previsíveis. “A previsibilidade é fator crítico, mesmo se a decisão do governo for boa ou ruim”, é o que argumenta um importante economista em Washington.

Publicado em 15 de maio de 2020 no jornal Estadão 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais