Início » Sucessor de Celso de Mello pode não assumir inquérito contra Bolsonaro

Sucessor de Celso de Mello pode não assumir inquérito contra Bolsonaro

A+A-
Reset
Política

O procurador-geral da República, Augusto Aras, sofrerá forte pressão, a partir de agora, para decidir sobre a apresentação ou não do inquérito que apura uma suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. Responsável pela matéria no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Celso de Mello deixa o cargo em novembro, quando se aposentará compulsoriamente por conta da idade (75 anos). Pelo Regimento do STF, o novo ministro – a ser indicado por Bolsonaro – herdará todos os processos do seu antecessor.

Em 2017, devido à morte do ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato, abriu-se uma inesperada vaga no Supremo, a ser preenchida com a indicação do então presidente Michel Temer. Antes mesmo da indicação de Alexandre de Moraes para a cadeira, houve um sorteio entre os ministros da Segunda Turma da Suprema Corte para ver quem assumiria a relatoria da Lava-Jato. Primeiro houve uma mudança na composição das Turmas. Edson Fachin, que era da Primeira Turma, foi transferido para a Segunda e acabou sendo sorteado relator da Lava-Jato. O objetivo era evitar que o indicado por Temer, quem quer que fosse, pudesse interferir nas investigações.

A manobra pode se repetir no caso do inquérito envolvendo Bolsonaro. Se até novembro Aras não decidir sobre o processo contra o presidente, poderá haver um sorteio entre os outros dez ministros para definir quem herdará este processo específico.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais