Início » Toffoli decide restabelecer redução de contribuições ao Sistema S
EconomiaPolíticas Públicas

Toffoli decide restabelecer redução de contribuições ao Sistema S

A+A-
Reset

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, restabeleceu na segunda-feira (18) efeitos da Medida Provisória (MP) 932/20, que cortou pela metade as contribuições das empresas ao Sistema S por três meses. A redução faz parte das medidas anunciadas pelo Ministério da Economia para ajudar empresas a lidar com a crise causada pela pandemia do coronavírus.

O Sistema S é um conjunto de entidades voltadas para o treinamento profissional, assistência social e pesquisa. Dentre elas estão o Sesi, o Senai e o Sesc. As contribuições ao sistema incidem sobre a folha de salário das empresas que integram a categoria correspondente e são repassadas pelo governo às entidades.

O corte de 50% previsto na MP foi suspenso pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). As entidades do Sistema S alegavam que a redução nas contribuições afetava largamente seu trabalho. A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu o corte como meio de amenizar os impactos da crise no que diz respeito à saúde financeira de empresas e manutenção de empresas.

Na decisão, Toffoli argumentou que “não cabe ao Judiciário decidir quem deve ou não pagar impostos, ou mesmo quais políticas públicas devem ser adotadas”.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais